Onda de calor: Inmet publica alerta vermelho para Umuarama e região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de nível vermelho (com alto nível de severidade) para a atuação […]
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de nível vermelho (com alto nível de severidade) para a atuação de uma onda de calor ao longo desta semana em Umuarama e nos municípios vizinhos. De acordo com o órgão, o alerta tem validade até as 18h do próximo domingo (24).
Seguindo os protocolos internacionais, este aviso é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a média histórica do período. Vale ressaltar que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno, que na região irá atuar por mais de 5 dias consecutivos, pois teve seu início na última segunda-feira (18).
O panorama previsto pelos meteorologistas do Inmet aponta uma possível piora da situação a partir de sexta (22). O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) também prevê que em Umuarama sejam bastante intensas durante o fim de semana, como revela a tabela abaixo:

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é importante destacar que, nesse período de temperaturas altas, também aumenta a probabilidade de incêndios na vegetação.
Onda de calor
A onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar.
A configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor.

(Com informações Inmet e Simepar)





