
Mais de 4 mil eleitores de Umuarama podem ter o título cancelado por falta de regularização
No Paraná, 356.605 eleitores precisam regularizar a situação, conforme dados do TSE


Em Umuarama, 4.127 eleitores podem ter o título eleitoral cancelado caso não regularizem sua situação até 19 de maio de 2025. A lista com os nomes dos faltosos foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) nº 46/2025, datado de 11 de março de 2025.
Carlos Sérgio Furlan, chefe de cartório da 089ª Zona Eleitoral de Umuarama, alerta para a importância de regularizar a situação. Eleitores que não compareceram às urnas nos últimos três turnos, não justificaram a ausência e não pagaram as multas correspondentes precisam agir.
“Para regularizar a situação, eles deverão vir ao Cartório Eleitoral com os documentos até a data limite. Caso contrário, terão seus títulos cancelados”, alerta.
No Paraná, ao todo, 356.605 eleitores precisam regularizar a situação, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A regularização deve ser feita até o dia 19 de maio, para evitar o cancelamento do título eleitoral.
Furlan informa que as pessoas podem consultar sua situação eleitoral através do site do TRE (clique aqui). Se aparecer uma mensagem como na tela abaixo (Identificamos falta nas três últimas eleições […]) o eleitor deve regularizar a situação. O pagamento precisa ser efetuado até 19 de maio para evitar o cancelamento do seu Título de Eleitor.

O Cartório Eleitoral de Umuarama fica localizado na Rua Des. Antônio Ferreira da Costa – Zona I. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.
Quem está isento do cancelamento do título eleitoral?
O cancelamento do título não afeta eleitores para quem o voto é facultativo, como pessoas com mais de 70 anos ou aquelas não alfabetizadas.
O que significa “três turnos”?
O Código Eleitoral estabelece que o título de eleitor será cancelado se a pessoa não votar em três turnos consecutivos. Cada turno de eleição é considerado uma eleição. Isso significa que, para eleitores de municípios onde houve segundo turno em 2024, será necessário regularizar a ausência nos dois turnos de 2024 e no segundo turno de 2022. Em municípios com apenas um turno, valem as ausências nas eleições de 2024 e 2022.
Como verificar a situação do título eleitoral?
Para consultar a situação eleitoral, o eleitor pode acessar o portal do TSE. Caso apareça a mensagem “Identificamos falta nas três últimas eleições […]”, é necessário regularizar a situação até o prazo estipulado.
Como pagar a multa eleitoral?
O valor da multa por turno não votado é de R$ 3,51. O pagamento pode ser feito pelo autoatendimento, aplicativo e-Título ou diretamente nos cartórios eleitorais. A regularização deve ocorrer até 19 de maio.
Consequências do cancelamento do título eleitoral
Se a multa não for paga até a data limite, o título será cancelado. Com o título cancelado, o eleitor perde direitos como votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte e renovar matrícula em instituições de ensino públicas.
Como regularizar a situação após o cancelamento?
O eleitor deverá comparecer ao Cartório Eleitoral com documento oficial e comprovante de residência. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Dúvidas?
Em caso de dúvidas, os eleitores podem entrar em contato com o Disque-Eleitor, pelo número 0800 640 8400 ou WhatsApp (41) 3330-8400. Mais informações podem ser obtidas também no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná TRE-PR.
(OBemdito com informações TRE-PR)