Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças terá programação especial em Umuarama

As atividades têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da denúncia e do enfrentamento desse tipo de violência

A primeira mobilização ocorrerá na próxima segunda-feira (12), com uma caminhada que parte da Praça Miguel Rossafa às 19h30 e segue até o Campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar) (Foto Danilço Martins/OBemdito)
Dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças terá programação especial em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 7 de maio de 2025 às 11h53 - Modificado em 7 de maio de 2025 às 11h53

A Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove uma série de ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. As atividades têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da denúncia e do enfrentamento desse tipo de violência.

A primeira mobilização ocorrerá na próxima segunda-feira (12), com uma caminhada que parte da Praça Miguel Rossafa às 19h30 e segue até o Campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar). O ato simbólico busca chamar a atenção da sociedade para a necessidade de proteger crianças e adolescentes.

No sábado (17), a partir das 9h, a Praça Arthur Tomás, no centro da cidade, será palco do evento “Infância Protegida: 18 de Maio na Praça”. A programação inclui apresentações culturais, atividades lúdicas, distribuição de materiais informativos e barracas de serviços. Também haverá pipoca e algodão-doce gratuitos para o público.

Entre as atrações confirmadas estão uma peça teatral com a Companhia de Teatro do Centro da Juventude (Ceju) e a Fanfarra da Guarda Mirim, apresentação musical com o grupo Espaço Esperança, demonstração de Taekwondo da Associação Rebelatto, coral da Guarda Mirim e encerramento com o Teatro UniAlfa.

“É um chamado à responsabilidade coletiva pela proteção de crianças e adolescentes. Queremos engajar a sociedade nessa causa urgente e necessária”, afirma a secretária de Assistência Social, Maria Luísa Bertoco.

Para denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, você pode ligar gratuitamente para o Disque 181, conhecido como Disque-Denúncia.

Veja como funciona:

  • Ligação gratuita de qualquer telefone fixo ou celular.
  • Não é necessário se identificar (a denúncia pode ser anônima).
  • Atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana.
  • As denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes, como Conselhos Tutelares, Ministério Público e Polícias.

Você também pode usar o Disque 100, que é o Disque Direitos Humanos, com foco específico em violações de direitos de crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis.

(OBemdito com informações da assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas