Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Umuarama: Todos CMEIs e escolas com alunos de 0 a 3 anos contam com horário estendido

A iniciativa possibilita que os pais possam buscar seus filhos após o expediente de trabalho

Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Todos CMEIs e escolas com alunos de 0 a 3 anos contam com horário estendido
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 3 de julho de 2025 às 19h11 - Modificado em 4 de julho de 2025 às 07h33

Todas as unidades educacionais da rede municipal de ensino em Umuarama já contam com horário estendido no atendimento de crianças de 0 a 3 anos (educação infantil). A iniciativa possibilita que os pais possam buscar seus filhos após o expediente de trabalho. Esta foi uma das novidades implantadas pela atual gestão no setor educacional.

O serviço, a pedido do prefeito Fernando Scanavaca, começou no início do ano letivo com alguns centros municipais de educação infantil (os chamados CMEIs) e depois foi ampliado de forma gradativa, até chegar a todas as unidades com esta modalidade de atendimento. “A mudança exigiu adequações funcionais nos estabelecimentos de ensino, que demandam tempo, mas agora todos estão ajustados”, informou a secretária da Educação, Letícia Labiak Pereira.

A intenção do horário estendido é mais comodidade aos pais que trabalham até as 18h. Dessa forma, eles podem possam buscar seus filhos pequenos até às 18h30 nas unidades escolares. Para isso é necessário comunicar a direção da escola e apresentar um comprovante do vínculo empregatício, dentre outros protocolos.

“Isso tem dado mais tranquilidade a muitas famílias que dependiam de parentes para buscar as crianças e ficar com elas até o fim do expediente de trabalho”, comentou Scanavaca. Além disso, nos CMEIs e escolas municipais que atendem crianças de 0 a 3 anos, a medida também contempla alunos do infantil 4 e 5.

Leia também: Bons resultados na Educação Integral rendem prêmio para Umuarama.

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas