Redação Publisher do OBemdito

Ano letivo 2022 começa em 7 de fevereiro, divulga Secretaria de Educação

Entre as novidades do calendário está o aumento do recesso escolar no meio do ano

Foto: Silvio Turra/Seed
Ano letivo 2022 começa em 7 de fevereiro, divulga Secretaria de Educação
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de novembro de 2021 às 16h45 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 18h12

A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (Seed) publicou nesta segunda-feira (22) o calendário escolar de 2022 para a rede pública Estadual de Ensino.

As aulas vão começar no dia 7 de fevereiro, com dias de planejamento e estudo dos professores nos dias 3 e 4 do mesmo mês.

Entre as novidades do calendário estão novas datas para estudo dos docentes e o aumento do recesso escolar no meio do ano. “Uma das novidades é que os dias de planejamento e estudos não serão mais aos sábados, como solicitado pela rede, além do aumento do recesso em julho, outro pedido dos professores”, comenta o diretor de Educação da Seed, Roni Miranda.

As aulas vão até 8 de julho e recomeçam no dia 25, com o momento para planejamento e estudo na quinta e sextas-feiras anteriores, dias 21 e 22 de julho.

Ou seja, há um aumento do recesso escolar entre os semestres letivos, passando de sete para dez dias para os professores, enquanto os estudantes vão passar a ter mais de duas semanas, ao invés de 11 dias, como foi neste ano. O término das aulas, garantindo os 200 dias letivos, será em 20 de dezembro.

Estão mantidos para os professores, entre férias e recesso escolar, 60 dias durante o ano de 2022. A distribuição das aulas para o início do ano letivo será realizada entre a última semana de janeiro e o início de fevereiro, majoritariamente de forma remota, para garantir o suprimento dos professores do PSS (Processo Seletivo Simplificado) a partir do início de fevereiro.

Novamente o calendário está organizado em trimestres para todas as escolas estaduais, padronizando os períodos de avaliação para toda a rede estadual de ensino. Os Núcleos Regionais de Educação (NREs) farão adaptações necessárias nos calendários das escolas devido a feriados municipais e situações pontuais.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas