
Quatro alunos do NRE de Umuarama viajam para intercâmbio no Canadá
Quatro alunos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama embarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena com destino ao Canadá, […]


Quatro alunos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama embarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena com destino ao Canadá, no início da tarde desta quarta-feira (9). Eles foram selecionados para participarem de um intercâmbio.
Representando a região Noroeste e o núcleo de Umuarama foram os alunos: Gustavo Henrique de Oliveira do Colégio Estadual Lourenço Filho – Distrito de Serra dos Dourados,Laura de Almeida Ribeiro – Colégio Estadual Malba Tahan – Altônia, Emanuelly Meira de Souza do Colégio Estadual Ana Neri – Perobal, Yasmim Putinati Moraes – C E Desembargador Antônio F F Costa – Icaraíma.
A viagem faz parte do programa Ganhando o Mundo, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), que oferece a estudantes do Ensino Médio uma formação em instituições de ensino estrangeiras que tenham curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os jovens foram selecionados com base em um ranking de melhores notas entre as escolas do Estado.
O intercâmbio terá duração de um semestre letivo e os estudantes retornam para cursar o segundo semestre em seus respectivos colégios. A ideia é que o programa tenha edições futuras e mande para o Exterior alunos de escolas de todas as regiões do Estado.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou o embarque de 100 estudantes da rede estadual. “Para nós é um motivo de muita alegria. Estamos começando com 100 alunos. Eles vão ficar seis meses no Canadá, vivendo, estudando, aprendendo inglês, conhecendo uma nova cultura, tendo a oportunidade de inspirar outros alunos e ajudar a sua família, sua escola e sua comunidade”, disse o governador.
Gustavo foi um dos alunos escolhidos para estudar no Canadá. Ele é morador do distrito de Serra dos Dourados em Umuarama e motivo de orgulho para família. “O Gustavo é um menino muito inteligente e desde pequeno sempre foi muito dedicado aos estudos. A avó paterna é professora aposentada e o Gustavo sempre estudava com os livros da avó Ivone Zamperlim. Sua avó é uma das maiores incentivadoras pro neto conquistar voos ainda mais altos”, contou a tia Rosângela.

(Redação de OBemdito, com informações Agência Estadual de Notícias)