
Pavimentação da Estrada Jurupoca deve ter início e utilizará mão de obra do município
A Estrada Jurupoca tem extensão de 3.320 metros


Por determinação do prefeito Hermes Pimentel, a pavimentação da Estrada Jurupoca finalmente deve sair do papel e será feita com mão de obra própria, o que deve baratear os cursos da obra em mais de 30%.
Em conversa com a equipe técnica nesta semana, o prefeito optou pela execução com equipe e equipamentos da Prefeitura para agilizar o serviço, depois que a empresa vencedora da licitação (de Manaus-AM) não aparecer para realizar a obra.
“Além da morosidade típica no caso de um novo processo licitatório, fazer essa pavimentação com nossa própria equipe trará grande economia de tempo e dinheiro. O pessoal da Secretaria Municipal de Obras tem asfaltado diversas ruas da cidade com ótima qualidade, basta ver por exemplo o novo acesso ao aeroporto”, afirmou Pimentel.
O próximo passo é adquirir os materiais necessários, revisar o projeto e colocar as mãos à obra. A pavimentação asfáltica pode ser feita em massa asfáltica usinada a quente (o chamado CBUQ) ou por outro processo, como o utilizado na Estrada Pioneiro (estrada velha de Lovat), que é o tratamento superficial triplo (TST), executado em camadas de revestimento do pavimento constituída por três aplicações de ligante asfáltico, cada uma coberta por camada de agregado mineral (brita de diferentes bitolas) e submetida à compressão.
A Estrada Jurupoca tem extensão de 3.320 metros (21.424,94 m² além de galerias pluviais e bocas de lobo), partindo da rodovia PR-580 (que liga Umuarama a Serra dos Dourados e Ivaté), e fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava.
Ela é utilizada por dezenas de moradores da zona rural e pequenos agricultores – incluindo criadores de gado de leite –, para o escoamento da produção agropecuária, acesso a áreas de lazer e à Capela Imaculada Conceição, da Paróquia São Francisco de Assis.
Pelo preço licitado, a obra receberia o investimento de R$ 1.423.652,98 e a vigência do contrato expirou nesta quarta-feira, 9, sem que a empresa responsável enviasse pessoal e equipamentos para a execução. Utilizando mão de obra própria, o custo baixaria para cerca de R$ 1 milhão, em preços da época da licitação.
“Temos plenas condições de executar o serviço, com a mesma qualidade e capricho, para atender bem aos moradores e produtores daquela região. A pavimentação de estradas rurais é uma ação que pretendemos continuar em nossa administração, dependendo da disponibilidade de recursos”, completou o prefeito Pimentel.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Umuarama)