
Nova Olímpia está prestes a concluir 100% da iluminação pública em LED
A Prefeitura de Nova Olímpia deve concluir nas próximas semanas a completa substituição do sistema de iluminação pública da cidade […]


A Prefeitura de Nova Olímpia deve concluir nas próximas semanas a completa substituição do sistema de iluminação pública da cidade pela tecnologia de LED, mais moderna e mais eficiente.
O investimento total é de R$ 1.117.948,15, sendo a maior parte (R$ 863.298,25) proveniente de recursos próprios do município, através da taxa de iluminação pública, e o restante do governo estadual, através da Sedu (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano).
O LED supera em até três vezes a vida útil das lâmpadas de descarga convencionais. Além disso, proporciona substancial aumento do conforto e percepção visual sem poluir o meio ambiente, pois não conta com mercúrio na composição.
O uso da tecnologia adotada em Nova Olímpia amplia o aproveitamento de áreas de lazer, torna ruas e tráfego mais seguros e valoriza monumentos e prédios públicos. “É um benefício e tanto. Estamos felizes por estarmos entre as primeiras cidades da região e do Estado com 100% de cobertura LED”, disse o prefeito Luiz Sorvos.

Na primeira etapa de trabalhos foram contemplados os seguintes trechos urbanos: avenida Brasil (poste 1 a 20), rua Paraná e rua Itália, rua Alameda Porto Alegre, avenida Higienópolis, rua Mato Grosso e avenida Ypiranga, rua São Domingos, rua Nicarágua, rua Canadá, rua Colômbia e rua Guatemala, rua Paraná (Lago Municipal, poste 1 a 8), avenida Higienópolis (poste 1 a 3) e rua México (poste 1 a 19).
Agora, na reta final, estão: avenida Ypiranga (entre a rua São Paulo até o final), rua Nicarágua (entre rua Argentina e rua 1o de Maio), rua Primeiro de Maio (entre rua Nicarágua e Praça dos Trabalhadores) e avenida Ypiranga (entre rua Sergipe e rua Guanabara).
Tendência nacional
Nova Olímpia segue uma tendência nacional. A redução de custos e a preocupação com a sustentabilidade têm gerado mudanças na iluminação pública do Brasil. De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), desde o ano 2000 mais de 2,7 milhões de pontos de iluminação pública, em aproximadamente 1.300 municípios do país, foram substituídos pelos modelos mais eficientes.