Estudantes visitam confinamento de gado como atividade do Projeto Agrinho
Alunos do 5°ano da Escola Municipal Carlos Gomes, do distrito de Santa Eliza, sob a condução da professora Fabiana Félix […]
Alunos do 5°ano da Escola Municipal Carlos Gomes, do distrito de Santa Eliza, sob a condução da professora Fabiana Félix de Araújo Oliveira e do diretor Délcio José de Oliveira, visitaram um confinamento de gado em uma fazenda às margens da rodovia PR-580 (entre Umuarama e Ivaté) para conhecer como funciona a criação de bovinos neste sistema.
A atividade é parte da execução do Programa Agrinho, desenvolvido em escolas estaduais e municipais de todo o Estado, que neste ano tem como tema “Sustentabilidade Ambiental”. A participação no projeto será concluída com a produção de contos, elaborados por todos os estudantes. Todas as 22 escolas municipais de Umuarama estão participando do projeto.
“Na visita os nossos alunos descobriram as diferenças básicas entre os sistemas de manejo, como é preparado e servido o alimento para o gado confinado, nos cochos, consumo consciente da água, uso da tecnologia para evitar desperdício de alimentos e a utilização nas próprias pastagens da fazenda no processo”, explicou a professora Fabiana.
Para o diretor Délcio, o que mais chamou atenção de todos foi o reaproveitamento de resíduos alimentícios no preparo do alimento a ser ofertado para o gado. Atividades extraclasse despertam grande interesse dos alunos, e das crianças em geral.
“Neste caso, o contato próximo com animais e o passeio, em si, também trarão inspiração para a produção de contos e redações. Nossos alunos têm conseguido bons resultados no Agrinho e esperamos repetir o desempenho neste ano”, acrescentou a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

O Programa Agrinho é desenvolvido pelo Sistema Faep/Senar-PR, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed) e as secretarias municipais. Neste ano estão previstas duas premiações inéditas e a proposta é incentivar e valorizar o ensino da tecnologia na geração de soluções inovadoras.
Os concursos terão diferentes características e cronogramas. Haverá premiações de programação e robótica, o concurso Redação Paraná Nota 10 (em três categorias) e o tradicional Concurso Agrinho, promovido há 27 anos.
Serão distribuídos 1.344 celulares smartphones aos autores dos trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares conforme os anos escolares de cada NRE, bem como seus respectivos professores. O resultado do concurso será divulgado na segunda quinzena de outubro.
As categorias são Desenho Educação Especial, Desenho 1º ano, Redação 2º ao 9º ano, Escola Agrinho, Município Agrinho e Núcleo Regional de Educação, cuja premiação inclui smartphones, tablets, notebooks e projetores multimídia. Há ainda a categoria Experiência Pedagógica, que vai dar três automóveis aos professores vencedores da etapa estadual. O encerramento do programa está previsto para 7 de novembro, em Curitiba.
(Assessoria PMU)







