
Atividades da Semana do Trânsito focam em blitze educativas em Umuarama
Dentre as ações da Semana Nacional do Trânsito, a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) e a Guarda Municipal têm […]


Dentre as ações da Semana Nacional do Trânsito, a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) e a Guarda Municipal têm realizado um amplo trabalho de orientação aos condutores.
A equipe, que envolve guardas, agentes de trânsito, Polícia Militar e voluntários, tem visitado vários estabelecimentos de ensino nos horários de entrada e saída dos alunos, durante a manhã e também na parte da tarde.
Além da fiscalização – que retira de circulação veículos com irregularidades e condutores inabilitados –, a Umutrans tem priorizado as ações educativas. “Até agora, nesta semana, tivemos apenas uma blitz para verificar a documentação de veículos e condutores. Praticamente todas as ações se concentram na orientação e educação dos motoristas, por meio de material produzido com o patrocínio do nosso parceiro na campanha, o Sicoob”, destacou a diretora de Trânsito, Dianês Maria Piffer.
O sentido maior da Semana Nacional do Trânsito é prevenção. “Nas escolas as nossas equipes estão apenas entregando panfletos e orientando os pais dos alunos, aproveitando a concentração de motoristas que ocorre nos horários de entrada e saída. Nosso objetivo é manter a trajetória de queda no número de vítimas de acidentes, notada a partir de 2019, apesar do aumento constante da frota de veículos do município”, acrescentou a diretora.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), as principais causas dos acidentes são imprudência, imperícia e negligência, excesso de velocidade e embriaguez ao volante. A frota de Umuarama conta hoje com 93.852 veículos, sendo 27 mil motos.
Para aumentar o nível de segurança ao trânsito, além das campanhas educativas o município tem investido em melhorias na sinalização viária horizontal e vertical, implantação de equipamentos educativos de velocidade (os ‘anjinhos’), aumento na fiscalização eletrônica de velocidade e avanço de sinal vermelho e implantação da área de espera para motocicletas em cruzamentos semaforizados.
Porém, o fator mais importante depende exclusivamente dos motoristas: dirigir com atenção, respeitar a sinalização de trânsito e os limites de velocidade e, acima de tudo, respeitar a vida das pessoas com quem convivem no trânsito. “Todos nós temos a responsabilidade de evitar acidentes. No trânsito, todos nós podemos salvar vidas”, completou Dianês Piffer.
(Assessoria PMU)
