Ítalo Fábio Casciola Publisher do OBemdito

Waldick Soriano fez show mais aplaudido da 1ª edição da Exposição Feira de Umuarama!

O Rei do Brega emocionou a multidão que lotava o Parque. E ela cantou junto "Eu não sou cachorro não" e “Perfume de Gardênia”!!!

Fotos: Acervo de Italo Fábio Casciola e de capas de discos
Waldick Soriano fez show mais aplaudido da 1ª edição da Exposição Feira de Umuarama!
Ítalo Fábio Casciola - OBemdito
Publicado em 15 de março de 2025 às 12h04 - Modificado em 15 de março de 2025 às 14h54

Depois de oito dias de festas e shows, a semana estava chegando ao fim, mas Waldick Soriano veio para coroar o evento… Estávamos no último dia da primeira Exposição Feira Agropecuária. Era um domingo, 24 de fevereiro de 1974. E, claro, como tudo que é bom e feliz tem seu tempo, estávamos preparados para viver intensamente aquelas horas finais de um período maravilhoso antes nunca vivido por aqui!

Nos dias anteriores, além de uma infinidade de opções para se divertir, já haviam passado pelo palco da Exapiu consagrados artistas. Anotei e guardei para nunca esquecer quem eu vi cantando e alegrando as vidas de milhares de apaixonados pela arte musical. Roque e Ringo, Aguinaldo e Amarildo, Lindomar Castilho, Nilton Cezar, Moacir Franco, Claudia Barroso e Mariney. Além disso, passaram pela festa Luiz Américo, Jacó e Jacózinho, Joelma, Alvarenga e Ranchinho, Waldirene e Carmem Silva.

Vale frisar um detalhe muito interessante: a maioria deles estavam em início de carreira. Afinal, estamos numa história de 50 anos! E muitos desses artistas já nos deixaram e devem estar cantando no céu.

Para a última noite da primeira Exapiu foi contratada uma atração que naquela época era da maior grandeza na Música Brasileira: WALDICK SORIANO. Consagrado pelo apelido “Rei do Brega”, ele atraía multidões pelos lugares por onde passava cantando. Fato que se repetiu aqui em Umuarama naquele muito distante 24 de fevereiro de 1974!

Waldick Soriano Fez Show Mais Aplaudido Da 1ª Exapiu (1)

Umuarama pulsava forte com a presença do elegante cantante ‘brega’

Waldick Soriano chegou de manhã a Umuarama e foi direto para o hotel para descansar da longa viagem da Bahia (onde morava) até aqui. A rua do hotel já está coberta de gente esperando o famoso, sendo recebido com a máxima pompa e circunstância.

Poucos minutos depois, um assessor foi até a galera e falou com eles que Waldick estava muito cansado e precisava dormir. Traduzindo: pediu silêncio e calma para os mais agitados fãs. Por incrível que pareça, foi atendido. Como resultado, a turma foi se espalhando e sentando em lugares onde havia sombras. Mas ninguém foi embora.

Lá pelo quase fim da tarde, o Rei do Brega apareceu na janela do hotel e com sua voz rouca dedicou palavras de carinho. As centenas de admiradores vibraram com o respeito de seu ídolo.

Waldick só reapareceu horas depois, quando já estava pronto para atuar no palco perante uma vibrante e gigantesca plateia na Exapiu. Seu carro era pilotado bem devagar e com o máximo cuidado pelo motorista. Isso deu oportunidade e segurança para que o Rei do Brega cumprimentasse a sua gente amiga numa extensão de quase um quarteirão.

Todo mundo ficou feliz com essas atitudes gentis e respeitosas. Mas depois acelerou rapidamente rumando direto para o Parque de Exposição. Lá chegando, informado de que estava tudo pronto para o show, Waldick Soriano ‘arrebentou a boca do balão’ com sua poderosa voz.

Waldick Soriano Fez Show Mais Aplaudido Da 1ª Exapiu (2)

A playlist de Waldick Soriano era repleta de grandes sucessos

Primeiramente, de sua assessoria recebi a lista dos sucessos que dedicaria aos seus fãs: “Eu não sou cachorro não”, “Minha Última Serenata”, “Fujo de Ti”, “A Saudade Que Você Deixou”, “Cuida Bem de Mim”, “Tortura de Amor”, “A Carta” “Perfume de Gardênia”, “Paixão de um Homem”, “A Carta”, “A Dama de Vermelho”, “Se Eu Morresse Amanhã” e “Quem és tu?”.

Waldick Soriano começou o show com “Eu não sou cachorro não” e “Perfume de Gardênia”. E foi cantando, cantando, cantando… Entre uma música e outra dizia algumas frases, acenava para o público mais distante. Até que o show estava chegando a seu encerramento. Agora acenava com seu big chapéu chicoso.

Waldick Soriano Fez Show Mais Aplaudido Da 1ª Exapiu (1)

O emocionante momento do adeus…

E se despedia calmamente. Ao ouvir o adeus, a multidão endoidou! Gritos mil: “Volta, volta, volta!!!!!!”. E Waldick Soriano, muito gentil como já havia demonstrado anteriormente, reapareceu no palco. Em seguida, ele repetiu em tremendo grande estilo: “Eu não sou cachorro não” e “Perfume de Gardênia”. E o povo cantava junto agitando os braços para o alto e balançando lentamente para os lados.

O cantor conseguiu finalizar encantando ainda mais seu fiel público. O Rei do Brega gritou bem alto no microfone: “Adeus Umuarama querida, que tem um nome lindo que significa Capital da Amizade!!!! Quem vem aqui sai encantado”. (Deu para ouvir até na cidade!!!)

Com seu visual estiloso composto por um elegante terno e chapéu pretos… Somado aos seus pomposos óculos Ray-Ban… E suas canções dor-de-cotovelo com exageros dramáticos (desilusões amorosas)… Waldick Soriano provou que realmente o povo se identificava com seu jeito de ser, sentir, viver e cantar!!! Ele dominava todas as qualidades de um ícone!!!

E apagaram-se as luzes do palco… Mas muita gente ficou na arena por mais um longo tempo cantando… (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas