Redação Publisher do OBemdito

Parada vai oferecer exames gratuitos e orientar sobre doação de órgãos na Norospar

Em alusão à Campanha Setembro Verde, realizada todos os anos para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, nesta […]

Profissionais que integram a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Norospar
Parada vai oferecer exames gratuitos e orientar sobre doação de órgãos na Norospar
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de setembro de 2022 às 21h20 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 22h43

Em alusão à Campanha Setembro Verde, realizada todos os anos para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, nesta terça-feira (27), a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Norospar irá realizar a Parada da Saúde, a partir das 9 da manhã, em frente ao hospital.

Durante toda a manhã serão ofertados exames preventivos, como glicemia e aferição de sinais vitais, orientações de saúde e sobre a doação de órgãos. Médicos, profissionais de saúde e estagiários do curso de Enfermagem da Unipar (Universidade Paranaense) vão desenvolver a ação.

“Nosso objetivo é divulgar informações sobre a doação de órgãos para conscientizar as pessoas da importância deste ato para a continuidade da vida”, disse a enfermeira Danusa Goin, coordenadora da Comissão.

De acordo com dados do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, no ano passado foram efetivadas 412 doações de órgãos e tecidos no Estado. A CIHDOTT da Norospar, no primeiro trimestre de 2022, obteve 100% de taxa de conversão, ou seja, autorização familiar em todos os casos aptos para doação.

“Este resultado é fruto de um trabalho contínuo realizado pela Comissão, que trabalha integrada de forma a esclarecer e informar familiares de possíveis doadores. A doação de órgãos é uma forma de dar continuidade à vida e uma oportunidade de salvar vidas. É mesmo um gesto de amor genuíno”, destacou Danusa.

A CIHDOTT efetiva as doações de órgãos e tecidos realizadas no hospital e é responsável por promover o acolhimento das famílias dos doadores, além de viabilizar a realização dos diagnósticos de morte encefálica. A Comissão também identifica potenciais doadores e incentiva programas de qualidade e boas práticas relativas às doações e aos transplantes de órgãos, tecidos, células ou partes do corpo.

Na Norospar, a Comissão é composta pelos seguintes profissionais: Danusa Goin, enfermeira e coordenadora; Thais Godinho, assistente social; Mauro Jardim, médico; Ana Carolina Lopes, médica; e Luanna Nunes, psicóloga.

“Todos estão convidados para conhecer o trabalho que vamos realizar na próxima terça-feira, 27 de setembro. Membros da nossa comissão e outros profissionais estarão a postos para esclarecer dúvidas sobre a doação de órgãos. É uma oportunidade também para cuidar da saúde”, finalizou Danusa.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas