
‘Paguei um preço alto por ficar do lado dos paranaenses’, diz Palozi, candidato a deputado federal
Em plena campanha para deputado federal, Claudio Palozi (PSB) é bacharel em Direito e professor da rede pública estadual desde […]

Em plena campanha para deputado federal, Claudio Palozi (PSB) é bacharel em Direito e professor da rede pública estadual desde 1981. De 2009 a abril deste ano esteve à frente da Paraná Educação, do governo do Estado. “Fizemos um trabalho explêndido, ao lado do governador Ratinho Junior. Fomos a gestão que mais produziu projetos e obras na história da superintendência”.
Palozi iniciou sua vida pública em 1983, como vereador em São Jorge do Patrocínio. Logo depois disputou quatro eleições para prefeito do município e venceu todas. Em suas administrações, conseguiu destaque nacional em Gestão Fiscal, Assistência à Saúde, Agropecuária, Educação, Geração de Empregos, Meio Ambiente e Urbanismo.
Presidiu o Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência) por oito gestões, coordenando o processo de constituição do Parque Nacional de Ilha Grande. Foi presidente da Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios) e do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde).
Em 2012 recebeu o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, na categoria Reconhecimento Pleno. O prêmio é promovido pela Fundação Abrinq, que reconhece administrações que mais se destacaram em políticas de proteção e bem-estar de crianças e adolescentes.
Segundo o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), São Jorge do Patrocínio foi o município paranaense que mais reduziu a pobreza no período de 2006 a 2012. Em 2012, a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), destacou a administração Palozi-Baraldi a segunda melhor Gestão Administrativa e Fiscal do Paraná.
Em 2014, Claudio Palozi se elegeu ao cargo de deputado estadual, com 39.364 votos, destacando São Jorge do Patrocínio, o menor município do Estado a contar com um deputado em sua base.
No início do seu mandato foi eleito líder do Bloco Parlamentar Agropecuário, buscando recursos principalmente para o setor agropecuário e lutando pelos interesses dos produtores rurais. O deputado também representou a Assembleia Legislativa do Paraná no Cedraf (Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar).
Defendeu os servidores públicos estaduais votando contra a reestruturação do Paranaprevidência e a alteração da data base pretendida pelo governo estadual. “Paguei um preço alto por estar ao lado do servidor e da população do nosso Estado. Votei contra a orientação do governador, que depois me colocou na geladeira, como se eu não existisse”, afirmou Palozi.
Agora, Claudio Palozi é candidato a deputado federal, com uma campanha focada em ideias e pautas pelo desenvolvimento regional. “Umuarama e região precisam se fortalecer no âmbito da representatividade política na esfera federal. Já perdemos muitos recursos em Brasília por falta de mais deputados atuantes. Estou preparado para essa missão e vou trabalhar como sempre fiz, com respeito ao eleitor, e de mãos limpas”.
Assista a entrevista.