Umuaramenses questionam más condições na estrada Paca, que conecta o Hospital Veterinário da UEM
Moradores do bairro São Cristóvão de Umuarama estão questionando as más condições da estrada Paca, que conecta o bairro ao […]
Moradores do bairro São Cristóvão de Umuarama estão questionando as más condições da estrada Paca, que conecta o bairro ao Hospital Veterinário da UEM (Campus Fazenda) e o Colégio Agrícola de Umuarama. Os relatos são de buracos excessivos que dificultam e/ou impossibilitam o trânsito de veículos.
OBemdito esteve no local, e apurou que, assim como vários locais pela cidade, há presença de buracos e rachaduras na pista, em especial no trecho imediatamente após a subestação de tratamento de esgoto da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).


Um dos fatores que possivelmente contribuiu para agravar ainda mais a situação é a forte chuva que atingiu a Capital da Amizade nesta semana, causando estragos em residências, alagamentos e acúmulo de lama em algumas áreas da cidade.
A Prefeitura Municipal de Umuarama, através do setor de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos informou ao OBemdito que estava aguardando a liberação de uma massa asfáltica para reparar os danos e buracos nas vias públicas.
Uma vez liberado, as equipes irão às ruas para realizar o serviço que acabou sendo atrasado e prejudicado pela intempérie, então é provável que tome algum tempo para atender toda a situação não só na estrada, como em outros pontos pela cidade.

Outro fator que influencia no trânsito do perímetro urbano do bairro é que o trecho imediato ao lado da Subestação da Sanepar, na rua Pedro Castelini, está interrompido devido a uma execução de emissários de esgoto no bairro. A obra também acabou ficando atrasada devido às fortes chuvas, porém a previsão é que elas sejam encerradas na primeira quinzena de outubro.
OBemdito procurou a Sanepar, que emitiu um comunicado sobre o assunto:
“Estão sendo executados 700 metros de emissários de esgoto na região do Bairro São Cristóvão. Em razão das chuvas, a previsão é de que o trecho que está sendo executado na Rua Pedro Castelini, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto, termine na segunda quinzena de outubro. O restante da obra termina no fim do mês.
As tubulações têm 800 metros de diâmetros e para o assentamento é necessário interditar parcial ou totalmente o trânsito. A orientação é para que os motoristas utilizem outros acessos para chegar aos bairros São Cristóvão I e II, Beira Rio e Jardim Real. Uma das alternativas é utilizar o acesso principal para chegar à Estrada da Paca, entrando pela Estrada Canelinha, passando pela Avenida Alexandre Ceranto e a Rua Claudino Fernandes.
A interdição de parte ou do total da pista de rolamento se dá em razão da necessidade de abertura das valas, do assentamento da tubulação e para garantir a segurança dos operários da obra e das pessoas que transitam nas proximidades”.







