Redação Publisher do OBemdito

Celebrações e almoço na Matriz marcam a festa do Dia do Padroeiro, São Francisco

Os fiéis e católicos celebram nesta terça-feira (4) o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais, […]

Celebrações e almoço na Matriz marcam a festa do Dia do Padroeiro, São Francisco
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de outubro de 2022 às 09h22 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 22h11

Os fiéis e católicos celebram nesta terça-feira (4) o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais, da ecologia, da paróquia Matriz e de Umuarama. A data foi precedida por nove dias de missa (novena), com reflexões sobre temas como fraternidade, participação feminina na vida eclesial e protagonismo da juventude na Igreja, entre outros.

São Francisco possui raízes muito fortes na fundação da Capital da Amizade. “Ele é o nosso patrono. A primeira capelinha que teve aqui, na Matriz, foi dedicada a São Francisco de Assis. Depois, ele se tornou o padroeiro de Umuarama, aprovado pelo poder Legislativo”, explica o frei Cláudio Sérgio de Abreu.

Em 1961 a Matriz também se tornou paróquia e o santo passou a ser o seu protetor. “Tem esse significado bonito, ele é o próprio padroeiro da nossa cidade e também da nossa paróquia. No começo o território era muito grande, surgiram muitas outras paróquias daqui, mas foram se desmembrando e nós ficamos com a nossa e temos São Francisco como padroeiro”, acrescenta.

Um gigante da espiritualidade

Canonizado pelo Papa Gregório IX em 1228 – dois anos após sua morte, em 3 de outubro de 1226 – São Francisco se destacou por seu grande amor a Jesus Cristo e toda a sua criação, se referindo a todos como “irmãos”, e por isso acabou recebendo a igreja a ecologia, se tornando assim o padroeiro e protetor dos animais.

São Francisco também foi o primeiro santo da igreja católica a receber as chagas de Cristo – também chamadas de estigmas -, próximo de sua morte, conforme explica o frei Cláudio. “Por isso que no Norte do Brasil ele também é conhecido como ‘São Francisco das Chagas’. Sua intimidade era tão grande com Cristo que ele veio a sentir e viver na própria carne as dores e sentimentos de Jesus”.

Tamanho é o amor e admiração à São Francisco, que o respeito pela sua imagem ultrapassa os limites da igreja católica e também se expande pelos territórios dos menos devotos e até dos que não acreditam. “Ele é um gigante da espiritualidade”, explica o frei Cláudio.

“Tanto que no milênio passado ele recebeu, da Revista Time, o título de ‘Homem do Milênio’, concorrendo com cientistas, homens e mulheres líderes mundiais, na sua simplicidade, chegou a ser reconhecido pelos avaliadores”.

Novena, missa e festividades

A novena teve início no último domingo (25) e os eventos estão programados até o dia 4 de outubro, dia em que se celebra São Francisco de Assis. A grade de programação completa pode ser conferida clicando aqui.

Neste ano a Paróquia iniciou a preparação da novena no dia 17 de julho, com o início da visita da imagem de São Francisco de Assis aos 24 setores da paróquia – devido à pandemia esta preparação ficou 2 anos sem acontecer.

A peregrinação da imagem termina neste domingo, na missa das 19h30, juntamente com o 1º dia da novena do padroeiro, totalizando 70 dias em caminhada e oração.

No dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade de Umuarama e da paróquia, a Santa Missa Solene está marcada para as 9h30, na Igreja Matriz São Francisco de Assis.

A rua Cambé – próximo à Avenida Maringá – voltou a se transformar em uma grande área de lazer, onde os paroquianos e visitantes podem se confraternizar. Este ano são 6 dias de quermesse, com início no dia 27 de setembro estendendo-se até o dia 2 de outubro, sempre no período noturno, até às 22h30.

Ao fim, o tradicional almoço acontecerá nesta terça-feira (4), a partir das 11h30, nos salões Santa Clara, Frei Estevão e na RRua Cambé. Os convites (R$ 40) estão à venda no escritório paroquial e também com os coordenadores de cada grupo. Vale salientar que os convites são limitados. 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas