Redação Publisher do OBemdito

Trabalhadores da Levo são orientados sobre prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

Prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais com uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI) foram os […]

Fotos: Assessoria PMU
Trabalhadores da Levo são orientados sobre prevenção de acidentes e doenças ocupacionais
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de outubro de 2022 às 16h53 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 22h20

Prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais com uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI) foram os temas de uma ação da equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), da Secretaria Municipal de Saúde, realizada na manhã da última quarta-feira (28) junto aos trabalhadores da indústria Levo Alimentos.

O trabalho, que atendeu convite da empresa, foi conduzido pela coordenadora da Visat, Celma Azevedo Leite, e contou com a participação dos fiscais Carlos Roberto da Silva, Anna Carolina Braz da Silva e Carlos César de Melo, com a supervisão do diretor da Vigilância em Saúde, Franzimar Siqueira de Morais.

A equipe de educação em saúde da vigilância apresentou os cuidados em forma de teatro de bonecos, com os personagens abordando diversos pontos relacionados à segurança no trabalho, apresentado pelas educadoras Ana Paula Paixão e Franciele Cristina do Nascimento, do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental.

“São conhecimentos que podem fazer a diferença no dia a dia dos trabalhadores e até salvar vidas. Temos acompanhado muitos acidentes de trabalho no noticiário, alguns fatais, e por isso é importante contribuir com a prevenção, orientando e conscientizando as equipes antes que os sinistros ocorram”, destacou Franzimar.

A coordenadora da Visat informou que a equipe realiza, re forma rotineira, vistorias em empresas públicas e privadas dos mais variados setores, avaliando as condições de trabalho e saúde do trabalhador. “Nossa programação para outubro inclui a prevenção à exposição ao benzeno. Visitaremos todos os postos de combustíveis para ver as condições de trabalho e orientar os colaboradores”, informou.

Por ser bastante presente em derivados do petróleo, principalmente por conta da evaporação da gasolina e de outros combustíveis, o benzeno é um risco para os funcionários de postos de combustíveis, ainda mais pela exposição prolongada ao agente químico. “Há formas de minimizar os riscos e é isso que abordaremos nas visitas”, completou Celma Azevedo.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas