Redação Publisher do OBemdito

Sorteio e escolha das urnas auditadas é realizado neste sábado

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições deste domingo (2) já estão todas concentradas no Fórum […]

Foto: Ilustrativa/TSE-PR
Sorteio e escolha das urnas auditadas é realizado neste sábado
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de outubro de 2022 às 10h48 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 22h21

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições deste domingo (2) já estão todas concentradas no Fórum Eleitoral de Umuarama. Por volta das 7h de sábado (1º) elas foram entregues aos locais de votação, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.

Ainda hoje aconteceu a cerimônia de sorteio das urnas que serão auditadas pelas entidades fiscalizadoras, que realizarão o Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas.

O Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conduziu o evento, aberto ao público, às 9h, no auditório do edifício-sede, em Curitiba.

Transporte

No mesmo dia, as urnas sorteadas e escolhidas para o Teste de Integridade serão retiradas das seções eleitorais, onde já se encontrarão prontas para a eleição, e substituídas por outras com as mesmas informações. A votação nestes locais acontecerá normalmente. 

Equipes do TRE-PR estarão a postos em cidades polo do estado para recolher por via terrestre os equipamentos que serão auditados. Conforme a necessidade, será usado deslocamento aéreo. Duas aeronaves da Receita Federal e uma da Polícia Rodoviária Federal foram disponibilizadas à Justiça Eleitoral.  

Ao chegarem a Curitiba, as urnas ficarão sob a guarda da Polícia Federal no edifício-sede do TRE-PR até o início do Teste de Integridade, no domingo, às 8h. O ambiente será totalmente filmado e transmitido pelo Canal do TRE-PR no YouTube, desde a chegada das urnas, no sábado, até o encerramento da auditoria, no domingo, às 17h. 

Auditorias

Duas auditorias acontecem neste domingo, 2 de outubro: 27 urnas terão a captação e contagem de votos verificados no Teste de Integridade, das 8h às 17h; e oito passarão pelo Teste de Autenticidade do Sistema, na própria seção eleitoral, antes do início da votação.  

Teste de Autenticidade verifica se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Teste de Integridade com 25 urnas eletrônicas será realizado no edifício-sede do TRE-PR por servidoras e servidores do Poder Judiciário e Ministério Público. Outras duas urnas eletrônicas passarão pelo mesmo teste na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), dentro do Projeto-Piloto com Biometria

As eleitoras e eleitores das seções auditadas na PUCPR serão convidados, depois de votar, a desbloquear com a sua biometria uma urna eletrônica idêntica à da sua seção de origem, posicionada em outra sala. Votos lançados em cédulas de papel serão digitados por servidoras e servidores na urna liberada.

Ao final do Teste de Integridade, é feita uma comparação entre o que foi computado e o que foi digitado na urna. O Teste de Integridade acontece desde 2002. Em 2022, 641 urnas serão testadas em todo o Brasil.

(Redação, com informações TRE-PR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas