Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Locais de votação em Umuarama amanhecem cheios de santinhos neste domingo

O chamado ‘voo da madrugada’ é uma prática antiga adotada por partidos e coligações e pode caracterizar crime eleitoral

Locais de votação em Umuarama amanhecem cheios de santinhos neste domingo
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 2 de outubro de 2022 às 08h57 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 22h19

Mais uma eleição e mais uma vez o derramamento de santinhos é registrado em Umuarama. Os colégios eleitorais do município amanheceram neste domingo (2) cheios das propagandas de candidatos no chão.

O chamado ‘voo da madrugada’ é uma prática antiga adotada por partidos e coligações e considerada irregular pelos órgãos de fiscalização. Por vezes acaba alcançando o objetivo, que é captar aquele eleitor que ainda está indeciso e pega um dos papéis jogados no chão para votar.

Por outro lado, a prática está cada vez mais sendo condenada pelos cidadãos que vão às urnas, por emporcalhar as ruas, gerar resíduos e poder até mesmo ocasionar acidentes, como quedas decorrentes de escorregões.

OBemdito esteve no final da madrugada em frente a alguns locais de votação, como os Colégios Estaduais Monteiro Lobato, Bento Mossurunga e Professor Paulo Alberto Tomazinho (Ceppat). Em todos eles havia muitos santinhos no chão e até mesmo as caixas de papelão em que eles estavam armazenados foram arremessadas no meio da rua.

Teve morador que é vizinho que mora perto dos colégios eleitorais que logo cedo pegou a vassoura ou o soprador de folhas para limpar a frente de suas casas.

O Ministério Público do Paraná (MPPR) divulgou informações sobre o derrame de santinhos. O servidor Guilherme Frank Silva, que trabalha na Coordenadoria das Promotorias Eleitorais do MPPR disse que a ‘chuva de santinhos’ é proibida pela legislação eleitoral e pode inclusive caracterizar crime de propaganda de boca de urna.

“Contudo, a legislação não possui um dispositivo específico atribuindo a responsabilidade pela limpeza aos candidatos ou aos partidos políticos, função que acaba ficando a cargo da própria limpeza pública dos municípios”, informa Silva.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas