
Colete salva-vidas é obrigatório nas águas do Rio Paraná
O colete salva-vidas é um utensílio necessário para quem vai pescar ou passear em embarcações nos rios, mas muitas pessoas […]


O colete salva-vidas é um utensílio necessário para quem vai pescar ou passear em embarcações nos rios, mas muitas pessoas acabam não dando atenção para a necessidade de usá-los.
Por isso, a Marinha está alertando donos de embarcações e pescadores da área de jurisdição da Capitania Fluvial do Rio Paraná e da Delegacia de Guaíra, que é responsável pela região oeste do Estado, da obrigatoriedade de usar o equipamento nos rios da região noroeste.
São dois os tipos de coletes: “canga” (de vestir pela cabeça) ou tipo “jaleco” (de vestir coletó). Segundo a Marinha, o regramento consta no capítulo III das Normas e Procedimentos da Capitania Fluvial do Rio Paraná e é valido para todo o tipo de embarcação com ou sem propulsão mecânica.
“A maior parte das vítimas tem o colete salva-vidas na embarcação, porém não o veste”, alerta a Marinha ao destacar que nove em cada dez afogamentos ocorrem em águas calmas.