
Secretaria Municipal de Educação retoma as atividades do Clube do Saber
Alunos com dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental terão aulas de reforço em contraturno escolar graças ao […]


Alunos com dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental terão aulas de reforço em contraturno escolar graças ao Projeto Clube do Saber, que está sendo retomado pela Secretaria Municipal da Educação.
Os professores que atuarão nas primeiras escolas atendidas nesta nova fase do projeto estão passando por formação e em breve iniciarão as atividades. A iniciativa começa por algumas escolas e será gradativamente implantada nas demais, futuramente. O atendimento às crianças ocorrerá semanalmente, de acordo com o cronograma estabelecido pela unidade educacional.
“Vamos contemplar estudantes do 3º ao 5º ano que precisam de uma intensificação na leitura e na escrita. A pandemia acentuou as dificuldades dos estudantes e, para recuperar esse deficit, os professores do Clube do Saber trabalharão com grupos menores de alunos, atendendo às especificidades de cada um”, explicou a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
O programa foi implantado em 2019, mas acabou sendo descontinuado devido à pandemia de coronavírus, que afastou os alunos da sala de aula por praticamente dois anos.
“Neste período, em que não foi possível atender aos estudantes, focamos na formação. O programa teve ótimos resultados no seu início e, voltando agora, será uma ferramenta muito importante para recuperar os alunos que não estão conseguindo acompanhar os conteúdos e precisam melhorar o desempenho”, acrescentou a secretária.
No primeiro encontro de formação, os professores que farão parte do Clube do Saber trabalharam várias dinâmicas para estimular o aprendizado dos alunos, com atividades realizadas no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE).
A pauta da formação inclui dinâmicas de acolhida (“Quem conta um conto, aumenta um ponto”), quis sobre dificuldades de aprendizagem, socialização das reflexões e fragmentos do livro “Inteligência aprisionada e expectativas referentes ao Clube do Saber”, organização dos grupos de aprendizagem (turmas de alunos em cada escola) e socialização de práticas pedagógicas da Língua Portuguesa.
O Clube do Saber é uma proposta da Secretaria de Educação para promover o nivelamento do conhecimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem em Português e Matemática. Os professores selecionados preparam projetos de trabalho e recebem orientações para acolher bem aos alunos, conquistarem a atenção e despertarem as qualidades, superando as dificuldades que os deixam atrás em relação ao restante da turma.
O reforço será aplicado no período inverso ao horário das aulas. Os alunos realizarão testes bimestrais, além das avaliações externas. “A evolução de cada um será registrada em fichas de acompanhamento junto com a carteirinha personalizada de membro do Clube do Saber, que será entregue aos participantes. A meta é reduzir a repetência escolar a partir de reforço em contraturno, com 4h de aula semanais”, acrescentou a coordenadora de Educação da secretaria, Elisangela Alves dos Reis.
(Assessoria PMU)
