Redação Publisher do OBemdito

Bebê com doença rara nos olhos é transferida da Norospar para o Hospital Pequeno Príncipe

A bebezinha, que nasceu no dia 27 de setembro, apresentou alterações no globo ocular

Bebê com doença rara nos olhos é transferida da Norospar para o Hospital Pequeno Príncipe
Redação - OBemdito
Publicado em 7 de outubro de 2022 às 19h41 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 21h58

Uma criança recém-nascida foi transferida na tarde desta sexta-feira (7), da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar em Umuarama para o Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba, através da Central de Regulação de Leitos da Macrorregião Noroeste e do Serviço de Transporte Aéreo do Paraná Emergência, com suspeita de uma doença rara nos olhos.

A bebezinha, que nasceu no dia 27 de setembro apresentou alterações no globo ocular, identificadas já no momento do parto, na primeira avaliação pediátrica. Imediatamente foi solicitada uma avaliação oftalmológica. A hipótese do diagnóstico da especialista é de glaucoma congênito, uma doença rara que, se não for tratada a tempo, pode causar cegueira.

A ação da Equipe Assistencial do Hospital Norospar foi rápida. Logo após a avaliação oftalmológica, no mesmo dia do nascimento, a paciente foi incluída na Central de Regulação de Leitos com indicação de transferência para o hospital de referência para esse tipo de atendimento, neste caso o Pequeno Príncipe em Curitiba.

Quando finalmente a vaga foi liberada, todas as providências para a remoção foram tomadas pela Equipe da Norospar. A criança e a mãe foram transportadas na ambulância do SAMU até o aeroporto. De lá até Curitiba, elas foram acompanhadas por uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos do Paraná Emergência.

(Assessoria Norospar)

Fotos e vídeo: Assessoria Norospar

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas