Redação Publisher do OBemdito

Agência do Trabalhador de Umuarama fará mutirão com ofertas de emprego para migrantes

Nos próximos dias, mutirões de empregabilidade destinados aos migrantes, imigrantes e refugiados serão realizados em várias cidades do Paraná, pelas […]

Foto: Assessoria PMU
Agência do Trabalhador de Umuarama fará mutirão com ofertas de emprego para migrantes
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de outubro de 2022 às 14h51 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 21h50

Nos próximos dias, mutirões de empregabilidade destinados aos migrantes, imigrantes e refugiados serão realizados em várias cidades do Paraná, pelas agências integrantes do sistema público de emprego.

Em Umuarama, a Agência do Trabalhador fará uma ação especial dia 27, com vagas exclusivas para pessoas vindas de outras regiões e países, refugiados a apátridas. Os detalhes foram acertados durante reunião na última quinta-feira, 6.

A data foi definida como “Dia M” e ocorrerá de forma paralela ao mutirão geral com vagas no comércio, previsto para o mesmo dia. Por isso, empregadores que tiverem oportunidades adequadas para os migrantes já podem entrar em contato com o setor de captação de vagas da Agência do Trabalhador, pelo fone (44) 3621-1100.

A organização contou com a participação do gerente da agência, Reginaldo Barros, do chefe do escritório regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Francisco Bochi, do coordenador do Departamento do Trabalho e Renda da Sejuf, Valdir Tolisco, dos representantes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Juliana Manduca Januário Catarin e Gil Vieira, e ainda Franciele Palma, da Secretaria de Assistência Social, Roger Bruno, do Centro Pop, e Valdecir Rodrigues, da organização humanitária Caritas.

“Além da preparação do ‘Dia M’, os participaram da reunião também estão empenhados nas ações da plataforma MigraCidades. O processo de certificação reconhece o envolvimento dos governos na melhoria da integração das pessoas migrantes e na construção da coesão social”, destacou Reginaldo Barros.

A iniciativa busca contribuir para a construção e gestão de políticas migratórias de forma qualificada e planejada, conforme os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que buscam assegurar uma migração ordenada, segura, regular e responsável.

Por meio de capacitações e promoção do diálogo, a plataforma também facilita a criação de políticas para lidar com os desafios e oportunidades relacionados às migrações internacionais. “O selo reconhece o envolvimento desses governos na melhoria da integração dos migrantes e na construção da coesão social, parte do processo de certificação ‘MigraCidades: Aprimorando a Governança da Migração Local no Brasil’, que já foi concedido a Umuarama”, acrescentou Franciele Palma.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas