Redação Publisher do OBemdito

Moradora do San Marino encontra escorpião amarelo e lamenta: ‘Não é a primeira vez’

A espécie é considerada a mais perigosa de toda a América Latina

Fotos: Cleusa Pontes/Colaboração OBemdito
Moradora do San Marino encontra escorpião amarelo e lamenta: ‘Não é a primeira vez’
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de outubro de 2022 às 09h51 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 21h51

Cleusa Pontes, moradora do bairro San Marino, em Umuarama, teve um tremendo susto ao encontrar, neste domingo (9), um escorpião amarelo em seu quintal. De acordo com ela, o aracnídeo estava na areia de construção de sua residência, que atualmente está em obras.

Em conversa ao OBemdito, Cleusa disse que conseguiu capturar o animal ainda vivo, mantendo-o em um vidro até a chegada da Defesa Civil.

Ela, que vive na residência com o marido, disse também que não é a primeira vez que encontra a espécie no quintal. Na primeira ocorrência, os moradores conseguiram matar o animal, que era pequeno, porém o escorpião encontrado neste domingo era visivelmente maior e acabou assustando o casal, que optou pela aproximação com mais cautela.

Ocorrências anteriores

Esta é a segunda ocorrência envolvendo escorpiões amarelos na rua Joana d’Arc em menos de três meses. Em julho deste ano, Valéria Silva, que também vive na mesma rua, encontrou um escorpião amarelo na garagem da casa, próximo à porta de entrada.

Antes disso, em agosto de 2021, uma moradora do bairro Ouro Preto encontrou o aracnídeo nos fundos da sua residência. Na ocasião, a Vigilância Sanitária compareceu e efetuou a coleta do animal.

Em março deste ano (2022), um morador do bairro Alto São Francisco se assustou quando viu o animal que já estava no interior da residência, no quarto de sua mãe. Nesta ocasião o animal só foi percebido devido aos latidos insistentes do cão da família, alertando sobre o perigo presente.

Pouco depois, em abril, uma moradora do Guarani I afirmou que estava lavando a calçada quando o aracnídeo a surpreendeu ficando em posição de ataque e tentando picar seu pé. Ela conseguiu recolher o animal em um pote de vidro e entregá-lo aos cuidados da Vigilância Sanitária.

Também em fevereiro deste ano, a Vigilância Sanitária de Mariluz surpreendeu a população ao informar que 224 animais da espécie foram recolhidos no município, que estavam escondidos em madeiras e materiais amontoados em residências. Em um dos casos uma pessoa foi picada por um animal, porém não houve agravamento da situação.

Perigosíssimo!

É válido lembrar que a espécie é extremamente perigosa, sendo considerada a mais venenosa de toda a América do Sul, oferecendo um grande risco de morte, em especial à crianças, idosos e animais.

Quando picado pelo animal, os sintomas quase imediatos são náuseas e palpitações no coração. Ao se espalhar pelo corpo, a vítima pode sentir hiperestesia – efeito que causa extrema sensibilidade no corpo da pessoa ao toque.

Em casos mais graves, a pessoa picada pode também sentir fortes dores no estômago, vômito e dificuldade em respirar. A picada do escorpião amarelo brasileiro pode ser ainda mais perigosa para idosos e crianças, pois pode resultar na insuficiência cardíaca e morte.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas