Redação Publisher do OBemdito

Umuarama e região estão em alerta laranja do Inmet para tempestades

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja nesta segunda-feira (10) para tempestades em todo o território do […]

Foto: Arquivo/OBemdito
Umuarama e região estão em alerta laranja do Inmet para tempestades
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de outubro de 2022 às 14h27 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 21h50

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja nesta segunda-feira (10) para tempestades em todo o território do Paraná, incluindo Umuarama e região. O aviso tem validade até 11h desta terça-feira (11).

O instituto chama a atenção para possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos , medindo 60-100 km/h. Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet também divulgou uma série de instruções para situações de perigo, confira:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nesta segunda-feira (10) o dia amanheceu nublado em Umuarama e com ocorrências de chuviscos em algumas regiões da cidade. Até as 14h, as temperaturas se mantiveram entre 17°C e 27°C, o que garantiu um dia razoavelmente fresco aos umuaramenses.

Já para esta terça-feira (11), o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) prevê temperaturas entre 19°C e 23°C e chuva mais intensa, com 26,2mm de precipitação acumulada. A chuva deverá ser mais presente no período da manhã, registrando 3,1mm por volta das 9h da manhã.

Ainda de acordo com o Simepar, a previsão é que as chuvas se estendam até sexta-feira (14).

(Redação, com informações Simepar e Inmet)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas