Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Umuarama apresenta números preocupantes de casos envolvendo violência contra a mulher

As três principais ocorrências atendidas na Delegacia da Mulher são as agressões físicas que resultam em ferimentos; vias de fato – que não geram lesão; e ameaça

Umuarama apresenta números preocupantes de casos envolvendo violência contra a mulher
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 12 de outubro de 2022 às 15h10 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 21h43

Em alusão à Semana Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, celebrada entre os dias 10 e 15 de outubro, OBemdito procurou a Delegacia da Mulher de Umuarama para entender a realidade envolvendo casos de violência doméstica contra mulheres na Capital da Amizade.

De acordo com a delegada Fernanda Bertoco Melo, responsável pela Delegacia da Mulher de Umuarama, desde que assumiu o cargo em junho deste ano (2022), ela pôde perceber os preocupantes números de ocorrências envolvendo violência doméstica na cidade. Ela, que atuava na Delegacia da Mulher de Paranavaí, disse que os casos de ocorrências físicas são bem mais presentes na Capital da Amizade.

“Eu tenho observado, e nós sabemos também por questões de dados, aqui, em comparação com Paranavaí, a gente observa que os casos de violência física são maiores do que situações de violência psicológica”, afirmou a delegada, em conversa ao OBemdito. “Vejo que aqui no município as situações da violência doméstico-familiar é algo constante e o número de atendimento é elevado”.

Média de duas ocorrências por dia

De acordo com dados apresentados pela Delegacia da Mulher de Umuarama, até o momento, em 2022, foram registradas 895 ocorrências de violência doméstica; 355 medidas protetivas emitidas; 1.773 atendimento ao público, dentre vítimas, testemunhas e autores; e 102 prisões em flagrante. Para uma comparação imediata, em 2021, houveram 1.101 procedimentos e 418 medidas protetivas, indicando que é possível que estes números sejam superados ainda este ano.

Ainda de acordo com a delegada, as três principais ocorrências atendidas na delegacia são as agressões físicas que resultam em ferimentos; vias de fato – que não geram lesão; e ameaça. Porém também são registradas diariamente ocorrências de crimes contra a honra, como injúria, difamação e calúnia.

Recomendações

Mulheres que se sintam em situação de perigo podem e devem procurar ajuda de várias formas, como o Disk Denúncia 180 que funciona de forma anônima e gratuita. Porém é sempre recomendado – até pela agilidade do processo – que a vítima procure a Delegacia da Mulher, que em Umuarama está localizada na Rua Japurá, 3358, na Zona I-A de Umuarama, próximo ao Colégio Estadual Profª. Hilda Trautwein Kamal. O telefone é o (44) 3639-6557.

“É muito mais célere e mais rápido vir até a unidade reportar o crime e solicitar a medida protetiva, que é o principal, que é solicitado de forma rápida, a providência já é concedida após alguns dias para que essa integridade física, corporal e a própria vida da mulher seja preservada.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas