
Enfermeiros de Umuarama passam por capacitação em rastreamento de câncer feminino
Em referência ao Outubro Rosa, a médica mastologista Josiane Saab Rahal foi convidada para qualificar enfermeiros que atuam na Atenção […]


Em referência ao Outubro Rosa, a médica mastologista Josiane Saab Rahal foi convidada para qualificar enfermeiros que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS) de Umuarama, abordando a importância do rastreamento do câncer feminino, especificamente de mama e de colo de útero.
A capacitação foi realizada no auditório do Procon na manhã de terça-feira (11). A qualificação dos enfermeiros teve foco na relevância dos exames clínicos das mamas e na coleta do exame de Papanicolau, além de sensibilizar a equipe para solicitação da mamografia na população de 25 a 64 anos.
“De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), só no ano de 2020, 66.280 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e 16.710 com câncer de colo de útero. Vocês, profissionais de saúde, são fundamentais nas etapas de busca ativa, agendamento, coleta, informações e encaminhamento nas citologias alteradas. Quanto antes identificado e iniciados os tratamentos, maiores as chances de cura”, pontou.
A médica acrescentou que a realização do exame das mamas, por exemplo, deve ser feito por todas as mulheres com idade a partir dos 40 anos ou com histórico familiar – tia, mãe, irmã. “O início da realização dos exames preventivos (citopatológicos) devem ser realizados com um ano após o início das relações sexuais. E quaisquer achados e alterações na coleta devem ser imediatamente comunicados”, indicou.
Entre os objetivos da capacitação, está a determinação em reduzir a mortalidade por esse tipo de câncer, conforme comentou a enfermeira Rafaela Hasegawa Misse, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher.
“As capacitações dos profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde são constantes, porém, em datas especiais, como é o caso do Outubro Rosa, buscamos investir ainda mais em ações que tragam melhoria na qualidade de vida da população”, comentou.
Rafaela conta ainda que o “Dia D” do Outubro Rosa será na quarta-feira, 19 de outubro, porém todas as unidades de saúde de Umuarama vão ficar abertas em horário especial, no período noturno, das 17h às 20h, até o dia 31.
“As mulheres podem desde já entrar em contato com a sua UBS para realizar o agendamento de preventivos. Caso sejam identificadas alterações, elas serão automaticamente encaminhadas para a realização de novos exames, como a mamografia”, explica.
CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO ESPECIAL DAS UBS. CLIQUE AQUI.
(Assessoria PMU)
