
Criança de 5 anos luta pela vida após ser diagnosticada com câncer raro
O pequeno Enrico Albuquerque de Lima precisa de um tratamento que ainda não existe no Brasil


Assim que foi diagnosticado com um tipo raríssimo de câncer no sistema nervoso simpático, o pequeno Enrico Albuquerque de Lima, de somente 5 anos de idade, vem travando uma grande luta pela vida. O drama vivido pelo menino, que atualmente está sob tratamento em São Paulo, é que ele depende de um tipo específico de terapia para o câncer – que infelizmente ainda não existe no Brasil.
O diagnóstico de Enrico foi emitido em abril de 2021. O exame detectou uma neuroblastoma de alto risco na glândula adrenal do menino, uma neoplasia (câncer) maligna derivada do sistema nervoso simpático, que é considerado um câncer bastante raro na população mundial.
Assim que foi diagnosticado, o tratamento do menino – que é morador de Maringá porém possui familiares em Umuarama – foi iniciado em Curitiba, onde foi submetido a quimioterapia, cirurgia, transplante autólogo de medula óssea e radioterapia por longos 13 meses.
“Um guerreiro que se reergueu após todos os tratamentos a que foi submetido”, afirma o doutor Lucimar Gomes Sperotto, otorrino com clínica em Umuarama e tio de Enrico. “Mas o tratamento não para por aí”.
Após passar pelos procedimentos, o pequeno foi encaminhado para imunoterapia na Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde se encontra atualmente.
Após extensos estudos da condição de Enrico, abriu-se a possibilidade dele ir para os Estados Unidos em janeiro de 2023, onde passará por um tratamento que infelizmente, ainda não está disponível em solo brasileiro. Para garantir que o tratamento seja efetivo, seria necessário que a criança – acompanhada de um de seus pais, Manoel Augusto Gomes de Lima e Ana Claudia Dias de Albuquerque de Lima – fossem periodicamente ao país para realizar o procedimento.
Os pais de Enrico estão contando atualmente com a ajuda de familiares, amigos e pessoas que se solidarizem com a luta pela vida do pequeno guerreiro, e estão vendendo uma rifa que ajudará a custear as extensas despesas das futuras viagens.
“Acreditamos nesta rede solidária como, também, temos fé de que com as benções de Deus e com a colaboração e orações de todos o Enrico receberá a sua cura”, afirmou o Dr. Lucimar. “Ele é um guerreiro que diante de tantos tratamentos está sempre disposto a dizer: ‘Dinda e Dindo estou com saudades do Gui (primo)’, pois em função do tratamento as crianças ficaram 15 meses só conversando pelas redes sociais.”, conclui.
A família espera que as pessoas possam contribuir comprando a rifa, que sorteará um iPhone 13 Pro Max com 254 Gb de memória. O sorteio acontecerá pela Loteria Federal no dia 10/12 e cada rifa custa R$ 100. A chave Pix para transferência é o CPF: 005.185.669-78 , em nome de Manuel Augusto Gomes de Lima. O comprovante da transferência pode deve ser enviado para Maria Beatriz Sperotto, através do telefone/WhatsApp (44) 99994-6442, onde será entregue o número da rifa.