Redação Publisher do OBemdito

Servidores da Secretaria de Saúde têm curso sobre humanização e ética no atendimento

Cerca de 400 servidores da Secretaria Municipal de Saúde que atuam nas unidades básicas e nos serviços de vigilância sanitária, […]

Foto: Assessoria PMU
Servidores da Secretaria de Saúde têm curso sobre humanização e ética no atendimento
Redação - OBemdito
Publicado em 17 de outubro de 2022 às 21h09 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 21h24

Cerca de 400 servidores da Secretaria Municipal de Saúde que atuam nas unidades básicas e nos serviços de vigilância sanitária, ambiental, epidemiológica e segurança do trabalho participarão, a partir da desta segunda-feira (17), do curso ‘Humanização e ética na assistência aos serviços de saúde’.

Os trabalhadores foram divididos em dez grupos de 40 servidores cada, em média, e terão cinco aulas para completar a carga de 15 horas de treinamento.

O objetivo, conforme o secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, é melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários da saúde pública, principalmente na recepção, acolhimento e direcionamento para a atenção médica.

Os detalhes foram definidos com o gerente-executivo do Senac, Tiago Titericz, e a técnica de Relações com Mercado, Meire Helen da Silva Tozzo. Participaram, ainda, a diretora de Saúde, Simony Bernardelli Rosa, a diretora de Vigilância em Saúde, Sandra Pinheiro, e a chefe da divisão de Atenção Primária em Saúde, Jaqueline de Bortoli Shirabayashi.

O prefeito Hermes Pimentel foi convidado para a abertura do curso, na segunda-feira. O chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Franzimar de Morais, lembra que o curso foi oferecido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Umuarama sem custos para o município, inicialmente para a equipe da Vigilância Sanitária.

“O conteúdo me despertou a atenção e levei ao conhecimento do secretário de Saúde. Ele aprovou a ideia e decidiu estender o treinamento aos demais setores que prestam atendimento direto ao público. O Senac ampliou as vagas e, para não prejudicar o atendimento à população, os participantes foram divididos em grupos. A cada dia da semana, uma turma receberá a qualificação”, explicou Franzimar.

As aulas serão das 9h às 12h, de segunda a sexta-feira, durante cinco semanas. O conteúdo inclui relacionamento interpessoal e atendimento humanizado, conhecimento de si mesmo e do outro, a importância da primeira impressão, sensibilização x empatia, processos de comunicação, o feedback nas relações interpessoais, qualidade pessoal e profissional e o equilíbrio do estresse no ambiente de trabalho.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas