Redação Publisher do OBemdito

CastraPet Paraná deverá ser realizado em Umuarama em fevereiro de 2023

Umuarama deverá receber em fevereiro de 2023, o 2º ciclo do Programa de Esterilização de Cães e Gatos, CastraPet Paraná. […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
CastraPet Paraná deverá ser realizado em Umuarama em fevereiro de 2023
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de novembro de 2022 às 17h45 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 19h49

Umuarama deverá receber em fevereiro de 2023, o 2º ciclo do Programa de Esterilização de Cães e Gatos, CastraPet Paraná. A previsão é de que 217 animais sejam atendidos na cidade.

Na primeira etapa do programa, que é desenvolvido pelo governo do Estado, a partir a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), foram atendidos 457 animais. O ciclo foi realizado no mês de junho de 2021. Desde então, o município segue na expectativa para mais uma etapa do programa.

“Uma castração pode chegar a custar até R$ 800 e as famílias beneficiadas pelo CastraPet, na grande maioria, não têm condições financeiras de arcarem com os custos do procedimento”, destaca o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

Além da cirurgia, o programa também distribui kits com orientações sobre como cuidar dos animais. Os tutores também recebem a medicação pós-operatória e a carteirinha de vacinação. Um microchip de identificação eletrônica também é aplicado para localização em caso de perda ou fuga do animal.

Inscrições

Para participar do programa as famílias precisam se inscrever em um cadastro que é realizado pela prefeitura. A abertura das inscrições, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Umuarama, deve acontecer somente no mês de janeiro.

A seleção das famílias atendidas será feita através do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Municípios já contemplados

Diversas cidades da região de Umuarama já foram contempladas com o CastraPet, entre elas, Brasilândia do Sul, Cianorte, Cidade Gaúcha, Francisco Alves, Maria Helena, Moreira Sales e Nova Olímpia.

Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas