Empresas de Umuarama recebem palestras sobre câncer feminino no Outubro Rosa
Quanto antes for diagnosticado, maiores as chances de o câncer ser curado. A frase é bastante conhecida, porém, durante a […]
Quanto antes for diagnosticado, maiores as chances de o câncer ser curado. A frase é bastante conhecida, porém, durante a campanha Outubro Rosa, o tema prevenção é enfatizado nas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, como nas palestras realizadas para as trabalhadoras de várias empresas locais.
Na manhã de sexta-feira (14), por exemplo, o programa Saúde da Mulher foi apresentado na Cama In Box para mais de 140 operárias. A ginecologista e obstetra Ana Carolina Augusto, do hospital Norospar, falou sobre a importância de as mulheres realizarem exames preventivos, que podem ser agendados nas unidades de saúde, mas também sobre o autoexame das mamas.
“O rastreamento na faixa etária de 40 a 69 anos é capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama, razão pela qual as ações de controle devem ser voltadas para ampliação da cobertura na faixa etária alvo. O preventivo deve ser feito por mulheres com idade entre 25 a 64 anos, todos os anos”, indicou.
A médica observou que o câncer de mama fica em primeiro lugar quando se fala em mortes de mulheres no Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer de útero faz mais vítimas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as maiores taxas de incidência estão na região Sudeste, com 12,79 óbitos a cada 100 mil mulheres, e na região Sul, com 12,64.
“Para 2022, o Inca estima que no Paraná cerca de 3.500 mulheres serão diagnosticadas com a doença”, alertou Drª Ana Carolina, que volta à Cama In box para nova palestra na tarde de sexta-feira.
Na próxima segunda-feira (17) é a vez das trabalhadoras da empresa Nutriphós participarem de palestra especial pelo Outubro Rosa, que será apresentada pela ginecologista e obstetra Loana Rodrigues. Na quinta-feira (20), a médica Alessandra Sanches fala a nova equipe da Cama In Box e a enfermeira Andreia Balan vai à Umuaflex. Já na terça-feira (25), a enfermeira e obstetra Amanda Nascimento Vasques de Souza aborda o tema na Assumu (Associação de Surdos de Umuarama).
Empresas interessadas
A enfermeira Rafaela Hasegawa Misse, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, destaca que as empresas interessadas em levar as palestras sobre o Outubro Rosa até suas trabalhadoras, que entrem em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (44) 3639-1900 e solicitar o agendamento.
Ela conta que ainda que o “Dia D” será na próxima quarta-feira (19), mas um cronograma deixa todas as unidades de saúde de Umuarama abertas em horário especial, no período noturno, das 17h às 20h, até o dia 31.
(Assessoria PMU)






