
Agência do Trabalhador terá ação especial sobre o Outubro Rosa na próxima terça-feira
A Agência do Trabalhador de Umuarama será palco de uma série de atividades em referência ao Outubro Rosa, campanha mundial […]


A Agência do Trabalhador de Umuarama será palco de uma série de atividades em referência ao Outubro Rosa, campanha mundial que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres femininos (mama e colo do útero). Na próxima terça-feira (25) haverá atendimento especial com vagas de empregos captadas exclusivamente para as mulheres, além de orientações sobre prevenção feitas por profissionais de saúde.
De acordo com o gerente da Agência, Reginaldo Barros, a ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Sejuf (Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho), com apoio da diretoria do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal.
“O envolvimento de dezenas pessoas tem como objetivo abordar essa campanha tão importante, que é o Outubro Rosa. Ao mesmo tempo em que vamos falar sobre saúde da mulher, pretendemos conseguir a recolocação de várias dessas profissionais no mercado de trabalho”, observou.
A diretora do curso Técnico de Enfermagem do Hilda Kamal, Bernardete Del Mônaco, comenta que os alunos farão abordagens e distribuição de material informativo sobre o câncer, explicando como é o processo de coleta do citopatológico e a mamografia.
“Muitas mulheres ainda têm dúvida sobre como são feitos os exames preventivos. Outras deixam de cuidar de si para dedicar-se a cuidar da família, então vamos chamar a atenção sobre a importância do tratamento precoce, entre outros temas”, explica.
Já a enfermeira Rafaela Hasegawa Misse, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher chama a atenção para a oportunidade que a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo às mulheres, com a abertura das unidades de saúde em horário especial, das 17h às 20h, para a realização de preventivos e agendamentos de mamografias.
“Na quarta-feira, dia 26, teremos 13 UBS de portas abertas especialmente para atendimento às mulheres pelo Outubro Rosa. É um momento para que elas busquem os serviços disponibilizados”, ressalta.
Rafaela acrescenta que a redução no número de casos de câncer pode chegar a até 30% com prevenção e bons hábitos, como alimentação saudável, prática de atividades físicas, manutenção do peso corporal adequado, amamentação, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e realizar os exames preventivos.
“A recomendação é que os exames de mama sejam feitos a cada dois anos para mulheres com idade entre 50 e 69 anos e a coleta de citopatológico (papanicolau, para identificação de câncer de colo do útero) a cada três anos em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, se os resultados estiverem normais.
OBemdito com Assessoria PMU