
Umuaramense supera as dificuldades e reabre lanchonete que fechou durante a pandemia
A pandemia foi um período difícil para todos os brasileiros. Em especial para os muitos comerciantes que tiveram que fechar […]


A pandemia foi um período difícil para todos os brasileiros. Em especial para os muitos comerciantes que tiveram que fechar as portas após a crise econômica que assolou o Brasil, como é o caso da umuaramense Cristiana Alves, de 48 anos. Porém, um ano após fechar sua lanchonete, a moradora está reinaugurando a Cris Lanches, que é seu maior sonho.
Cristiana é casada e mãe de 4 filhos. Durante a pandemia ela foi forçada a ver sua lanchonete, que antes ficava na Praça Tamoio, fechar lentamente as portas.
“Eu tinha o trailer de lanche na Praça Tamoio há quatro anos”, Explicou Cris, em conversa ao OBemdito. “Estava indo tudo bem. Aí a gente não sabia que ia acontecer a pandemia e eu abri uma lanchonete em dezembro de 2019. Quando foi fevereiro de 2020 fechou tudo.”.
Não bastasse os problemas financeiros, Cristina também contraiu Covid em fevereiro de 2021 e precisou ficar cerca de 2 meses internada, tendo inclusive ficado intubada. “Eu fiquei 60 dias no hospital Cemil. Eu fiquei 12 dias na UTI e mais um longo tratamento no quarto. Perdi a mobilidade para andar, perdi a função dos braços, pra comer tinha que ser por sonda. Aí eu tive que fazer a reabilitação, e nesse tempo a lanchonete ficou fechada”.
Após se recuperar, ela e sua família tiveram que tirar o sustento do pouco salário que ela recebe como professora. Porém o período foi tão cruel para Cristina que ela e o marido tiveram que vender alguns bens que haviam conquistado com anos de luta. “Eu trabalhei por mais quatro meses após a reabilitação e não dei mais conta. Fali.“, desabafa. “Tive que vender tudo que tinha lá dentro”.

Porém, apesar de todos os infortúnios, Cristiana nunca desistiu de seu sonho. “Eu não desistia, eu não desistia. Eu pensava: Uma hora eu vou voltar!”, afirma. Foi então que, após receber um convite de uma amiga, que lhe cedeu o espaço para sediar o Cris Lanches, ela reinaugurou seu empreendimento em um novo local, que agora fica aos fundos do Supermercado Capioto.
“Aqui se encaixou tudo certinho porque aqui foi uma lanchonete de uma amiga” Afirma. “Esses dias atrás ela me procurou e perguntou ‘Você quer abrir?’ e eu falei que sim, e aí estou aí. Estou começando tudo de novo, do zero”.
Cristiana acaba se tornando um exemplo vivo que dedicação, trabalho duro e compromisso são mais do que palavras, são alicerces da construção de sonhos que no fundo, podem sim se tornar realidade.
“Eu conheço tanta gente que fechou na pandemia e fala ‘Cris, eu estou sem trabalho até hoje, não consigo trabalhar’, então eu acho que uma matéria dessa ela anima a pessoa”, conclui.
O Cris Lanches é uma tradicional lanchonete de bairro, servindo porções de frango, tilápia, batata frita, lanches variados como X-burgers Hot Dogs, além de Chopp e cerveja gelada.
O estabelecimento está localizado na rua Turiaçú, esquina com a rua Camaquã, na Zona VII de Umuarama. O telefone para contato é o (44) 98418-7192.
