Redação Publisher do OBemdito

Comitiva visita indústria de mandioca e renova convite para empresa se instalar em Umuarama

A mandioca é uma das principais culturas agrícolas de Umuarama e de todo o Noroeste do Estado. De acordo com […]

Foto: Assessoria PMU
Comitiva visita indústria de mandioca e renova convite para empresa se instalar em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de outubro de 2022 às 21h16 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 20h44

A mandioca é uma das principais culturas agrícolas de Umuarama e de todo o Noroeste do Estado. De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), com uma área plantada de 5.590 hectares a mandiocultura teve um rendimento estimado em R$ 58,5 milhões em 2021.

O volume foi bem acima do gerado com a cana-de-açúcar (R$ 51,4 milhões) ocupando uma área muito superior, de 11.855 hectares no município. A produção chegou a 141 mil toneladas (média de 23,7 toneladas por hectare) e ainda há um enorme potencial de crescimento.

De olho na expansão da atividade, a Secretaria Municipal da Agricultura tem realizado diversas ações para incentivar os produtores e desenvolver a cadeia produtiva.

Uma das frentes é atrair indústrias para processar a produção dentro do município, agregando valor à matéria-prima para gerar empregos e divisas, com o empenho também da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

Neste caminho, o prefeito Hermes Pimentel e os secretários municipais da Agricultura, Murilo Teixeira, e da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, visitaram nesta semana a sede da Podium Alimentos em Tamboara, na região de Paranavaí, para mostrar o potencial de Umuarama e os incentivos oferecidos pelo município para o desenvolvimento da mandiocultura.

“Nossa cidade tem disposição, espaço e ambiente favorável para industrializar a produção de mandioca, por isso estamos divulgando nossa potencialidade”, destacou o prefeito, ao ser recebido pelo presidente diretor da empresa Podium, Maurício Gehlen.

O prefeito convidou a empresa a instalar uma unidade na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que está sendo criada na cidade.

“A Zona de Exportação concede isenções tributárias importantes para as empresas que lá se instalarem”, disse.

A fecularia já tem experiência em exportação, pois comercializa seus produtos na Austrália, Estados Unidos, alguns países da Europa (Alemanha, Espanha e Portugal) e América do Sul (Argentina, Uruguai e Bolívia).

Gehlen já tinha visitado Umuarama em duas ocasiões em eventos ligados à cadeia produtiva de mandioca e em ambas o município fez o convite para a empresa instalar uma fecularia na cidade. Agora o prefeito Pimentel renovou o convite.

OBemdito com Assessoria PMU

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas