Redação Publisher do OBemdito

Mais de 1,5 mil mulheres buscam por exames preventivos contra o câncer em Umuarama

Seguramente uma das mais importantes e populares campanhas de saúde pública, o Outubro Rosa marca um tempo em que a […]

Foto: Assessoria PMU
Mais de 1,5 mil mulheres buscam por exames preventivos contra o câncer em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de outubro de 2022 às 10h48 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 20h43

Seguramente uma das mais importantes e populares campanhas de saúde pública, o Outubro Rosa marca um tempo em que a atenção à saúde da mulher é evidenciada.

Em Umuarama as ações e realizações da Secretaria Municipal de Saúde ganharam força com parcerias e resultaram na realização de ao menos 1,5 mil exames preventivos dos chamados cânceres femininos, de mama e de colo do útero.

Profissionais de todas as unidades de saúde fizeram atendimento em horário especial, das 17h às 20h, fizeram plantão em finais de semana e foram a campo em visitas a empresas e instituições, tudo para chamar a atenção das mulheres para a necessidade e a importância do rastreamento preventivo do câncer.

“Historicamente a mulher – profissional, mãe, cuidadora – pensa mais nos outros que em seu próprio bem-estar, por isso muitas acabam adiando os exames, deixando para outro dia, outra hora”, observa o secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Que segue “No Outubro Rosa, conseguimos despertar nelas essa importância de cuidar de si, principalmente por meio dos exames preventivos disponibilizados nas unidades de saúde”, afirmou o secretário.

Outros destaques da campanha foram, por exemplo, a parceria com a Sejuf (Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho) e apoio da diretoria do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal, que abordou mulheres que foram até a Agência do Trabalhador.

Além disso, moradoras do Parque Bonfim e entorno, também puderam fazer exames em um Posto de Enfermagem montado no Parque de Exposições, onde foram atendidas em um sábado.

A enfermeira Rafaela Hasegawa Misse, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, observa que, de acordo com estudos do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos é capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama.

“A redução no número de casos de câncer pode chegar a até 30% com prevenção e bons hábitos, como alimentação saudável, prática de atividades físicas, manutenção do peso corporal adequado, amamentação, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e realizar os exames preventivos”, relata.

Ela acrescenta que a recomendação é que os exames de mama sejam feitos a cada dois anos para mulheres com idade entre 50 e 69 anos e a coleta de citopatológico (Papanicolau, para identificação de câncer de colo do útero) a cada três anos em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, se os resultados estiverem normais.

E as atividades do Outubro Rosa não param por aí: moradoras dos bairros Jardim Panorama, 26 de Junho e do distrito de Santa Eliza poderão realizar os exames preventivos no próximo sábado (29).

“O horário de atendimento no Panorama será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no 26 de Junho será das 8h às 12h e no distrito de Santa Eliza será das 13h às 17h”, finaliza, acrescentando que durante todo o ano são disponibilizados atendimentos especiais às mulheres em todas as 24 unidades básicas de saúde e também no Pronto Atendimento.

OBemdito com Assessoria PMU

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas