
Secretaria de Meio Ambiente realiza ações para a campanha Lixo Zero em Umuarama
Termina no domingo (30) a Semana Lixo Zero, uma campanha proposta pela Assembleia Legislativa do Paraná para promover e dar […]


Termina no domingo (30) a Semana Lixo Zero, uma campanha proposta pela Assembleia Legislativa do Paraná para promover e dar visibilidade às ações que cada município realiza a respeito do tratamento de resíduos sólidos, reciclagens e compostagens, entre outras.
Em Umuarama, a Secretaria do Meio Ambiente preparou uma série de palestras e treinamentos a respeito do tema. O secretário Rubens Sampaio elogiou a criação da Semana Lixo Zero – instituída por meio da Lei Estadual n° 19.979/2019 e que faz parte do calendário oficial do Paraná.
“A destinação inadequada dos resíduos sólidos é um dos maiores desafios para as administrações municipais, considerando que isso leva ao desequilíbrio do meio ambiente, terminando com a extinção de espécies e muitos danos à saúde humana. Aqui [em Umuarama] atuamos fortemente desde educação de nossas crianças até o estímulo e direcionamento do cidadão nos processos de descarte correto”, comenta.
Um dos principais objetivos do projeto Lixo Zero é exatamente direcionar o encaminhamento correto dos resíduos – tantos os produzidos nas residências quanto nas produções industriais, por exemplo – para que sejam devidamente reciclados, compostados ou reutilizados, gerando inovação, economia e até dividendos, além de eficiência para a administração pública e para a sociedade.
Entre as palestras específicas para abordar o tema Lixo Zero, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu visitação especial nesta quinta-feira (27) ao Aterro Sanitário dos alunos da turma de Tecnologia em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal, que vão estudar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados no município, apresentados pela chefe de Divisão de Paisagismo, Rafaela Moreira.
A partir das 14h foi a vez dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raquel de Queiroz, no bairro Parque Dom Pedro I, aprenderem sobre os processos da reciclagem e compostagem com a chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani.
E nesta sexta-feira (28), Rafaela Moreira recepcionou os acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Meio Ambiente e Engenharia Ambiental da UEM (Universidade Estadual de Maringá), para falar sobre a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados no município.


(Assessoria PMU)