Redação Publisher do OBemdito

Tudo preparado para o início do segundo turno das eleições em Umuarama

Já está tudo preparado para o segundo turno das eleições presidenciais em Umuarama neste domingo (30). A equipe de OBemdito […]

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Tudo preparado para o início do segundo turno das eleições em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de outubro de 2022 às 07h48 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 20h38

Já está tudo preparado para o segundo turno das eleições presidenciais em Umuarama neste domingo (30). A equipe de OBemdito acompanha a votação e esteve em alguns colégios eleitorais logo cedo. O que se viu foi um cenário bem diferente do primeiro turno, com ruas e calçadas limpas, sem santinhos.

Além disso, a maioria dos colégios eleitorais não tinha fila. Antes dos portões abrirem OBemdito registrou mais filas apenas no Colégio Bento Mossurunga, na UEM e na Unipar. No entanto, quando a votação foi iniciada, rapidamente as filas se dissiparam.

A votação começa às 8h  Ao todo, a 89ª Zona Eleitoral de Umuarama possui 81.317 eleitores. Os umuaramenses voltam às urnas para escolher o presidente da república. As opções são Jair Messias Bolsonaro (PL) com o número 22 e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o número 13.

A Justiça Eleitoral mais uma vez se preparou para que tudo ocorra dentro dos conformes. Na 89ª Zona Eleitoral estão sendo utilizadas 246 urnas, que foram transportadas para os 26 locais de votação ainda no sábado (29). São aproximadamente 1.150 pessoas trabalhando – deste total, cerca de 1 mil mesários.

De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Umuarama, Carlos Sérgio Furlan, a expectativa é de que a apuração dos votos seja mais rápida do que no primeiro turno. “Vamos trabalhar para que seja apurada o mais rápido possível”. Ele acrescenta que no dia 2 de outubro não foram registrados grande problemas na cidade e houve a troca de apenas uma urna que apresentou problema.

O índice de abstenção (faltantes) em Umuarama foi de 21,06%, o que corresponde a 17.127 eleitores. “Para os eleitores que não votaram no primeiro turno, sugerimos acessar o site do TSE para saber o número da seção e o local de votação”, informou Furlan. OBemdito disponibilizou os locais de votação aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas