
Umuarama: Duas urnas apresentam problemas e Colégio Monteiro tem falta de energia elétrica
Justiça Eleitoral considera que as eleições foram tranquilas em Umuarama

A Justiça Eleitoral de Umuarama registrou dois problemas pontuais com as eleições do segundo turno na cidade. Duas urnas apresentaram problemas e precisou ser substituída e faltou energia elétrica em um dos colégios.
De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Umuarama, da 89ª Zona Eleitoral, Carlos Sérgio Furlan, uma urna da Escola Municipal Paulo Freire teve problemas ainda antes da abertura da votação. A equipe da Justiça Eleitoral fez a carga das informações para outro equipamento e a substituição do aparelho com problema. Este fato atrasou a votação de uma sessão em cerca de uma hora.
Além disso, aproximadamente uma hora antes de terminar as eleições (o fim estava marcado para 17h) houve queda da energia elétrica no Colégio Cívico-Militar Monteiro Lobato devido a um problema no transformador da instituição. A Copel foi acionada para verificar a situação.
Furlan explicou que as urnas possuem baterias que sustentam a votação por 4 horas. Mesmo assim a equipe da Justiça Eleitoral levou baterias reservas para que não ocorressem problemas.
De manhã a equipe da 89ª Zona Eleitoral visitou alguns colégios para acompanhar o andamento das eleições e registrou algumas filas. Porém, pouco tempo depois as filas se dissiparam e o eleitor teve muita rapidez para votar, até por ser apenas uma escolha.
Umuarama possui 81.317 eleitores. A Justiça Eleitoral utilizou 246 urnas, que foram transportadas para os 26 locais de votação ainda no sábado (29). São aproximadamente 1.150 pessoas trabalhando nas eleições – deste total, cerca de 1 mil mesários.


