Redação Publisher do OBemdito

(Vídeo) Umuaramense encontra escorpião pela segunda vez em menos de uma semana

Somente em 2022 a Vigilância Ambiental realizou 232 capturas de escorpiões em Umuarama

Foto: Reprodução
(Vídeo) Umuaramense encontra escorpião pela segunda vez em menos de uma semana
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de novembro de 2022 às 10h01 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 20h30

Jennifer Fernandes, moradora do bairro Jardim Modelo em Umuarama entrou em contato com a redação do OBemdito nesta segunda-feira (31) para expor uma situação que tem sido motivo de preocupações para ela e sua família: escorpiões tem aparecido com frequência em sua casa.

De acordo com a mulher, que vive no local acompanhada do marido e de seu filho bebê de 1 ano e 8 meses, o escorpião encontrado nesta segunda-feira (31) no quintal da residência é o segundo que ela encontra dentro de uma semana.

“Desde que moro aqui já perdi as contas de quantos achei”, lamenta Jennifer. “Fui picada por um preto quanto estava grávida. Meu esposo foi picado pelo marrom, ambos os casos na cama. Ele precisou tomar o antídoto e fazer exames no PA (Pronto Atendimento)”, acrescenta.

A falta de cuidado com as residências no bairro e a impotência perante os casos recorrentes fizeram com que a moradora gravasse um vídeo fazendo uma súplica à Prefeitura Municipal e à Vigilância Ambiental para que algo fosse feito sobre a situação.

Assista o vídeo publicado nas redes sociais de Jennifer:

PERIGO CONSTANTE EM UMUARAMA

OBemdito procurou a Vigilância Ambiental de Umuarama e recebeu um informe nesta segunda-feira (31) que traz uma realidade bastante preocupante envolvendo capturas dos aracnídeos na Capital da Amizade. De acordo com os números, somente em 2022 houveram 232 ocorrências envolvendo capturas de escorpiões em residências de Umuarama.

“Alguns desses escorpiões são dos pretinhos, que são nativos, sem relevância médica. Único risco só para pessoas alérgicas, que podem ter reação. Mas quando encontrado escorpião preto a gente faz a soltura em um local de mata pq eles são nativos”, explica a secretária Regiani, da Vigilância Ambiental. “Agora quando é do amarelo fazemos busca ativa na casa da pessoa que encontrou e nos arredores, conforme manda o protocolo de atendimento a escorpião amarelo”, completa.

Ainda de acordo com a secretária, nas ocorrências envolvendo escorpiões amarelos – considerado o mais venenoso da América Latina – os procedimentos adotados pela vigilância são de busca ativa no imóvel atendido e nos vizinhos, com o intuito de localizar mais escorpiões ou possíveis ninhos do aracnídeo.

A recomendação para encontros com os animais é que a pessoa entre em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone (44) 3639-1930, onde a equipe irá se deslocar até a residência, independente da espécie de animal, e realizará a captura e fornecerá mais orientações ao morador.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas