Redação Publisher do OBemdito

Equipes encontram destroços de avião da FAB em Santa Catarina e dois corpos carbonizados

O avião da Academia da Força Aérea (AFA), que estava desaparecido em Santa Catarina, foi encontrado na tarde deste sábado […]

Foto: Divulgação/NSC
Equipes encontram destroços de avião da FAB em Santa Catarina e dois corpos carbonizados
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de novembro de 2022 às 16h53 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 20h14

O avião da Academia da Força Aérea (AFA), que estava desaparecido em Santa Catarina, foi encontrado na tarde deste sábado (5). Com ele, também foram localizados dois corpos, que estavam carbonizados. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Canelinha, que auxiliava nas buscas, e pela Polícia Militar. 

De acordo com o site NSC Total, a aeronave desapareceu na tarde desta sexta-feira (4). Dois militares realizavam um voo de treinamento quando o avião perdeu o sinal. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o avião teria parado de enviar sinal para o radar e não teria chegado ao destino.

O rastreamento da aeronave apontava que a última localização foi na região de Canelinha e Tijucas. De acordo com a prefeitura, a aeronave estava totalmente destruída. Ela foi encontrada na localidade de Rolador, em Canelinha. Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) foram acionadas para acompanhar a retirada dos corpos.

O comandante Diogo Bahia Losso, piloto do Arcanjo do CBMSC, disse que o modelo do avião é um T-25, tipo de aeronave utilizada para instrução da força aérea. Ele pertence à Academia da Força Aérea de Pirassununga, de São Paulo, e possui capacidade para duas pessoas a bordo.

Moradores da região relataram que viram o avião e teriam observado um acidente. Eles também auxiliaram nas buscas. De acordo com informações do colunista do NSC Total, Raphael Faraco, chovia forte no momento que o resgate começou. 

Entre sexta e a manhã deste sábado, equipes da FAB realizaram buscas na região, com coordenação do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba. Também participaram a aeronave SC-105  Amazonas, e os helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk. 

O Diário Catarinense entrou em contato com a FAB, mas não obteve retorno até a publicação. A identidade das vítimas também não foi divulgada.

(Informações: NSC Total)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas