
Assistência Social de Umuarama cria serviço para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade
Na última semana a Secretaria de Assistência Social passou a contar com o Serviço de Vigilância Socioassistencial. A implantação foi […]


Na última semana a Secretaria de Assistência Social passou a contar com o Serviço de Vigilância Socioassistencial. A implantação foi oficializada na última quinta-feira, 3, durante reunião na Secretaria-Executiva dos Conselhos. Para a secretária da Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, a instalação do serviço é um marco na política municipal do setor.
“A Vigilância Socioassistencial deve apoiar atividades de planejamento, organização e execução de ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços, produzindo, sistematizando e analisando informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos; sobre padrões de ofertas de serviços; e benefícios socioassistenciais”, explicou.

Segundo Adnetra, é uma ampla frente de trabalho conjunto que depende do envolvimento de todos. “O momento é gratificante e, apesar da apreensão pela novidade, estamos confiantes de que será possível integrar os serviços da rede e melhorar bastante o atendimento”, afirmou.
A secretária disse ainda que haverá novidades para o próximo ano – como um concurso público – e que a partir da atuação da Vigilância espera maior entrosamento dos serviços e o surgimento de novas ações. “Estamos avançando com alegria e entusiasmo, trocando vivências e buscando sempre novas propostas. Em até dois meses queremos padronizar a atuação por meio da Vigilância para iniciarmos 2023 com informações, ações e procedimentos adequados”, completou.
A Secretaria de Assistência Social investiu R$ 12 mil na contratação da assistente social Paula Fonseca do Nascimento, que fará assessoria por um período de 4 meses e contará com o apoio da técnica responsável pela Vigilância, Janaína Barboza.
“Temos mais quatro meses de trabalho pela frente, discutindo ideias e propostas e levantando a situação de cada serviço social. É uma construção coletiva, com liberdade para discussões. Estudamos bastante, fizemos cursos, conhecemos a Vigilância instalada em outras cidades (especialmente Campo Mourão) e agora estamos prontos para iniciar o trabalho”, destacou Janaína.
A atenção será focada em áreas específicas – como território, risco e vulnerabilidades. “Essa é uma das funções da política de assistência social, pautar suas ações na leitura e interpretação crítica dos dados, traduzidos em informações concretas e úteis, até construirmos uma base norteadora para a gestão da assistência social”, completou Paula Nascimento.
O plano que resultou na criação da Vigilância Socioassistencial já está sendo implantado junto aos serviços da rede assistencial. “Em breve vamos colher os frutos desse trabalho. O objetivo é melhorar o atendimento prestado pelo município numa área considerada prioritária pelo prefeito Hermes Pimentel”, finalizou a secretária Adnetra.

(Assessoria PMU)