Redação Publisher do OBemdito

Captação de órgão atrasa e velório de Toninho da Ambulância será iniciado às 17h

Servidor público aposentado, ele faleceu ao ser ejetado de caminhão no primeiro dia de trabalho em empresa de grama

Captação de órgão atrasa e velório de Toninho da Ambulância será iniciado às 17h
Redação - OBemdito
Publicado em 9 de novembro de 2022 às 12h04 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 20h02

Não dá para saber quantos pacientes Antonio de Oliveira Silva, o Toninho da Ambulância, transportou ao longo de 35 anos de serviço público, mas é fato que a habilidade dele ao volante e trato humano com as pessoas ajudaram a salvar muitas vidas.

Toninho, como era popularmente conhecido, faleceu nesta terça-feira (8), aos 63 anos, após ser ejetado do caminhão que dirigia no trecho da BR-487, a Estrada Boiadeira, entre Maria Helena e Umuarama. Aposentado na função pública, era o seu primeiro dia de trabalho, como motorista, na empresa de plantio e venda de grama natural.

A família autorizou a doação de órgãos do motorista. Os médicos conseguiram extrair com sucesso as córneas, que serão doadas para dois pacientes que estão no banco de espera no Paraná. O procedimento foi realizado com sucesso no Hospital Uopeccan.

Houve atraso na captação e, por isso, o início do velório que estava previsto para as 9h desta quarta-feira (9) precisou ser reprogramado para as 17h. Será na capela 3 da Acesf, em frente ao Cemitério Municipal. O sepultamento está marcado para quinta, às 7h30.

A dor da perda de Toninho da Ambulância vem sendo reforçada por outro sentimento, de indignação. Por conta do bloqueio na rodovia PR-482, na saída de Umuarama para Maria Helena, o motorista foi obrigado a desviar por um caminho alternativo, o trecho da Boiadeira que ainda não está asfaltado.

O acidente aconteceu em um trecho de pista íngreme, às margens do rio Corimbatá. O caminhão Mercedes Benz captou e foi parar em uma área profunda. Toninho e um dos colegas foram ejetados. Um outro trabalhador ficou preso às ferragens e precisou ser retirado por equipes do Corpo de Bombeiros.

Os dois feridos seguem internados na Uopeecan. Por norma interna, seguida por outros estabelecimentos, o hospital só informa estado de saúde dos pacientes aos familiares.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas