
Atuando desde 2018, NEP do SAMU Noroeste realiza capacitações continuadas para colaboradores
Além da formação superior na área da saúde, quem trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), também […]


Além da formação superior na área da saúde, quem trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), também passa por capacitações continuadas para melhorar cada vez mais as técnicas de atendimento que são cruciais para o salvamento de uma vítima de trauma.
Para garantir essa capacitação, uma portaria criada pelo governo federal em 2002, estabeleceu, dentro da Política Nacional de Atenção as Urgências, a criação dos Núcleos de Educação Permanente (NEP), que são responsáveis pela execução de cursos específicos para a área.
No SAMU Noroeste, um dos maiores do Brasil em número de municípios atendidos com 23 bases descentralizadas, o NEP atua desde a criação em 2013, porém foi implementado oficialmente nas regionais somente em junho de 2018.
“O NEP é um setor de assessoria de natureza técnico-científico, de caráter educacional com a finalidade de atender aos interesses de qualificação de profissionais do SAMU, primando pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência”, explica a enfermeira intervencionista e coordenadora NEP, Yonara Barião Thé da Silva.
Segundo ela, o Núcleo realiza ações pautadas na educação continuada, treinamentos e reciclagem de profissionais, capacitação de recursos humanos e promoção a saúde.
“Os treinamentos são norteados em atualizações dos protocolos de Suporte Básico e Avançado de Vida, envolvendo todas as áreas de atuação e requalificação profissional”, explica.
Yonara conta que além do cronograma anual de ações para os cerca de 500 colaboradores, também estão sendo realizados treinamentos de Suporte Básico de Vida Cardiológico e abordagem inicial a vítimas de traumas para os profissionais das portas de urgência e emergência de todas as Regionais de Saúde que compõem o Samu Noroeste.
“Atendendo ao cronograma do NEP, os próximos treinamentos seguem em continuidade nas regionais do SAMU (Bases descentralizadas) para os colaboradores do serviço e também atendendo as portas de entrada de urgência e emergência das demais regionais abrangentes ao Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP)”, detalha.
Além dos cursos de capacitação para os profissionais, o NEP também realiza ações de cunho educativo. No último dia 5 de novembro, o Núcleo promoveu um evento de Reanimação Cardiorrespiratória, no Shopping Palladium Umuarama.
Seis instrutores do NEP estiveram no local ensinando como identificar uma parada cardíaca e a forma correta de fazer a massagem de reanimação.

SAMU Noroeste
O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende os casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais, com a finalidade de melhorar o atendimento à população.
O serviço SAMU 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.
O SAMU Noroeste possui uma estrutura composta pela Central de Regulação e 23 bases descentralizadas. Contém 29 ambulâncias do tipo USB (Unidade de Suporte Básico) e 7 ambulâncias do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado- UTIs móveis).