Redação Publisher do OBemdito

Umuarama recebe Selo Prata do Ministério da Saúde por eliminação da sífilis congênita

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de ser comunicada que Umuarama é uma das únicas cidades do Brasil a conquistar […]

Foto: Assessoria PMU
Umuarama recebe Selo Prata do Ministério da Saúde por eliminação da sífilis congênita
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de novembro de 2022 às 13h46 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 19h49

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de ser comunicada que Umuarama é uma das únicas cidades do Brasil a conquistar o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Sífilis Congênita.

A certificação foi anunciada por ofício ao secretário Herison Cleik da Silva Lima nesta quarta-feira (9), que deve ir a Brasília (DF) junto do prefeito Hermes Pimentel no dia 7 de dezembro, quando será entregue a honraria.

O Selo Prata foi confirmado após longo processo de avaliação realizado pela Comissão Nacional de Validação (CNV), do Departamento de Doenças de Condições Crônicas (DCCI) do Ministério da Saúde.

“Agora, já certificado, o município deve dar continuidade às intervenções preventivas e terapêuticas para manter as metas estabelecidas do Guia para Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e/ou Sífilis”, afirmou Lilian Nobre de Moura, médica que atua com DST/Aids em São Paulo e compõe a CNV.

O secretário de Saúde afirmou que toda a equipe está muito orgulhosa e satisfeita com mais esta importante certificação.

“Já conquistamos a certificação – e a recertificação – no que diz respeito à transmissão vertical do HIV e agora vamos acrescentar a sífilis, graças a um trabalho feito com muita dedicação por todos os profissionais que compõem a Rede de Proteção”, observou.

Ele indica que o município será monitorado em seus indicadores técnicos em alguns eixos exigidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vigilância em saúde (produção de dados em saúde, controle epidemiológico dos agravos) e a participação social (ouvidoria e conselhos).

“A responsabilidade de todos os profissionais só aumenta, mas quem ganha em qualidade na prestação dos serviços é a população, que recebe um trabalho de proteção às mães e às crianças”, pontua.

OBemdito com Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas