Redação Publisher do OBemdito

Peregrinos da Diocese de Umuarama participam de audiência geral como o Papa Francisco

Tradicionalmente o Papa Francisco recebe vários grupos na audiência geral realizada na Praça de São Pedro. Nesta quarta-feira (16) o […]

Foto: Vatican News
Peregrinos da Diocese de Umuarama participam de audiência geral como o Papa Francisco
Redação - OBemdito
Publicado em 16 de novembro de 2022 às 21h33 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 19h37

Tradicionalmente o Papa Francisco recebe vários grupos na audiência geral realizada na Praça de São Pedro. Nesta quarta-feira (16) o Pontífice recebeu peregrinos da Diocese do Divino Espírito Santo de Umuarama.

De acordo com a assessoria da Diocese de Umuarama, se trata de um grupo de pessoas que foram o Vaticano em uma viagem particular e participaram da audiência que o Papa faz as quartas-feiras, que são abertas ao público.

Papa Francisco aproveitou a audiência com milhares de pessoas para fazer um novo apelo para a atormentada Ucrânia, atingida por um forte ataque de mísseis na manhã de quarta (16). Depois de saudar os vários grupos presentes, o Pontífice recordou também as vítimas do atentado de domingo passado em Istambul. Confira abaixo:

“Saúdo cordialmente os peregrinos de língua francesa, especialmente os colégios Fénelon e Blomet de Paris, a paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Turgeau no Haiti e a paróquia de Herrlisheim.

Irmãos e irmãs, diante das dificuldades e problemas da vida, às vezes nos sentimos desamparados, desanimados e aborrecidos. Pedimos a graça de Deus para enfrentar a prova com decisão e com fé no abandono total à Providência divina. Deus o abençoe!

Dou as boas-vindas a todos os peregrinos de língua inglesa presentes na audiência de hoje, especialmente os da Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Indonésia, Canadá e Estados Unidos da América. Sobre todos vós invoco a alegria e a paz de Cristo nosso Senhor. Deus o abençoe!

Queridos irmãos e irmãs de língua alemã, no próximo domingo, último do ano litúrgico, celebraremos a solenidade de Cristo Rei. Confiemo-nos ao Senhor da história em todas as tribulações do nosso tempo, na certeza de que em no trono da Cruz derrotou o mal e a morte.

Saúdo cordialmente os peregrinos de língua espanhola. Peçamos a Jesus crucificado, despojado de todo, que clama a seu Pai: “Deus meu Deus, Deus meu porque me abandonou”, o que nos ajuda a segui-lo também na desolação, dando-nos uma fé sólida, uma esperança inquestionável e uma caridade capaz de nos abandonarmos incondicionalmente à nossa vontade. Muito obrigado.

Saúdo os vários grupos de peregrinos de língua portuguesa, especialmente o Instituto Missionário “Servos de Jesus Salvador”, os fiéis de Curitiba e Umuarama, os representantes da “Rádio Renascença” de Portugal. Jamais deixe que nuvens em seu caminho os impeçam de irradiar a glória e a esperança depositada em vocês, sempre louvando ao Senhor em seus corações, agradecendo a Deus Pai por tudo. Deus o abençoe!

Saúdo os fiéis de língua árabe. Diante das dificuldades, nunca desanime, mas enfrente a prova com decisão, com a ajuda da graça de Deus que nunca nos falta. Que o Senhor abençoe a todos e os proteja sempre de todo mal!

Acolho os peregrinos polacos. Saúdo os membros da Fundação soar e os artistas da Polónia, Ucrânia, Israel e outros países, participantes no Festival dos Salmos de David, que vieram a Roma para apresentar o concerto “Salmos de Paz e Misericórdia”. Espero que este evento artístico e espiritual favoreça resoluções e projetos de fraternidade e concórdia. Minha bênção a todos.

Recebi com dor e preocupação a notícia de um novo e ainda mais forte ataque com mísseis contra a Ucrânia, que causou mortes e danos a muitas infraestruturas civis. Rezemos para que o Senhor converta os corações daqueles que ainda apostam na guerra e faça prevalecer o desejo de paz para a atormentada Ucrânia, para evitar qualquer escalada e abrir caminho para um cessar-fogo e diálogo.

Dou cordiais boas-vindas aos peregrinos de língua italiana. Em particular, saúdo os Pequenos Apóstolos da Redenção reunidos no capítulo geral, os religiosos da União dos Superiores Maiores da Itália, a comunidade do Seminário Leoniano de Anagni – fazem-se ouvir estes seminaristas – com alguns Bispos do Lácio: Eu exorto a todos a avançar com coragem, consolidando os propósitos de fidelidade ao Senhor e à Igreja.

Dou as boas-vindas ao Corpo de Bombeiros de Abruzzo com alegria: muito obrigado por seu importante trabalho. Quando rezo pelos bombeiros, peço uma graça para eles: que não tenham trabalho. Saúdo depois os fiéis de Bisceglie e os de Moiano e faço votos por que a vossa peregrinação seja rica de frutos espirituais em benefício das respetivas comunidades eclesiais.

Elevo a minha oração pelas vítimas inocentes do atentado terrorista ocorrido nos últimos dias em Istambul. Nossa oração incessante é também pela atormentada Ucrânia: que o Senhor dê aos ucranianos consolo, força nesta provação e dê esperança de paz. Podemos orar pela Ucrânia, dizendo: “Depressa, Senhor”.

Por último, como de costume, o meu pensamento dirige-se aos jovens, aos doentes, aos idosos e aos recém-casados. Seguindo o exemplo de Santa Margarida da Escócia e Santa Gertrude, cuja memória celebramos hoje, busque sempre em Jesus a luz e o apoio para todas as suas escolhas na vida diária. Minha bênção a todos!”.

(Foto: L’Osservatore Romano)

Os seguintes grupos estiveram presentes na audiência geral de quarta-feira na Praça de São Pedro:

Do Brasil: grupo do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador; Paróquia Sagrado Corações de Jesus e Maria, de Curitiba; Peregrinos da Diocese do Divino Espírito Santo de Umuarama.

De vários países: Participantes do Capítulo Geral dos Pequenos Apóstolos da Redenção; Religiosa da Ordem Terceira Regular de São Francisco; Irmãos das Escolas Cristãs; Missionários Claretianos; religiosos participando do curso promovido pela Usmi.

Da Itália: Comunidade do Pontifício Seminário Leoniano de Anagni, com alguns Bispos da Conferência Episcopal do Lácio; Grupos de fiéis das paróquias: Sant’Elpidio, em Sant’Elpidio a Mare; Sant’Andrea, em Viterbo; Santa Maria della Rosa, em San Vittore del Lazio; San Pietro, em Bisceglie; San Pietro, em Moiano; Santa Bárbara, em Ariano Irpino; Spirito Santo, em Castellammare di Stabia; Santo Antônio de Pádua, em Reggio Calabria; Paróquias de Colli del Tronto; e de Portobuffolè; Associação dos Bombeiros Nacionais, Abruzzo; Associação Mornese Liguria Ponente; Associação “I Bindun”; A Associação dos Ressuscitados de Castel Volturno; Grupo histórico do Batalhão Alpini, de L’Aquila; grupo do centro social de North Pescara; Centro Idoso San Giorgio, em Vico nel Lazio; Coro da montanha Sass Maor, de Primiero; Grupo Unitre, de Canale; Companhia San Pio, de Benevento; Grupos de estudantes: Collegio Rotondi, de Gorla Minore; Colégio Francesco Redi, de Arezzo; Instituto Fermi, de Bagnara Calabra; Instituto Maria Auxiliadora, de San Donato Milanese; Instituto Marvasi-Vizzone, de Rosarno; Grupos de fiéis do Pórtico de Caserta.

Casais recém-casados. Grupos de fiéis de: República Tcheca; Romênia; Ucrânia; Eslováquia; Croácia; Eslovênia. Da Polônia: Alunos da Escola Primária “Żywioły” de Płońsk, juntamente com os seus professores; peregrinos da freguesia de st. Nicolau em Niedzbórz (diocese de Płock); peregrinos individuais da Polônia e do exterior.

Da França: Paróquia de Herrlisheim; Escola Blomet, de Paris; Escola Fenelon, Paris. Do Haiti: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Turgeau. De Espanha: grupos de peregrinos. Do México: grupos de peregrinos das dioceses de Chihuahua, Querétaro, Toluca. De Guatemala: grupo de peregrinos.

De Portugal: grupos de peregrinos; grupo Rádio Renascença. Do Reino Unido: Peregrinos da St. Joseph’s Church, Leicester. Da Holanda: Alunos e professores da University of Applied Sciences, Utrecht. Da Indonésia: Um grupo de representantes da Associação de Jornalistas Católicos da Indonésia. Do Canadá: Peregrinos de Edmonton, Alberta.

Dos Estados Unidos da América: Peregrinos do seguinte: Arquidiocese de Galveston-Houston; Diocese de Sacramento, Califórnia; Peregrinos das seguintes paróquias: St. Matthew, Cedar Rapids, Iowa; Santa Rosa de Lima, Baxley, Geórgia; St. George, Valley Lee, Maryland; Adorno Fathers, Ramsey, Nova Jersey; São Tomás, o Apóstolo, Glen Mills, Pensilvânia; Santa Bernadette, Springfield, Virgínia.

Da Dinamarca: Escola de Nossa Senhora, Naestved. Da República Federal da Alemanha: grupos de peregrinos de: Eining; Rottweil. Grupo de viagens de estudo Karlsruhe.

(OBemdito, com informações do site L’Osservatore Romano)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas