
Associação que atende autistas em Umuarama vai receber R$ 50 mil da Prefeitura
Fundada em 2014 por pais de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), a Ama (Associação de Pais […]


Fundada em 2014 por pais de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), a Ama (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região) vai receber R$ 50 mil da Prefeitura de Umuarama, graças à Lei 4.612/2022 que acaba de ser sancionada pelo prefeito Hermes Pimentel, após aprovação por unanimidade na Câmara de Vereadores.
A instituição acolhe crianças e jovens com autismo, Síndrome de Asperger e outros transtornos similares, oferecendo apoio e tratamentos psicológicos, neurológicos, terapia ocupacional e aulas de música.
“Temos muita satisfação em poder contribuir com as instituições beneficentes que são parceiras da administração municipal no cuidado com a população”, registrou Pimentel.
Pela lei, a Ama poderá utilizar os recursos para custear serviços assistenciais e despesas com pessoal, além de encargos sociais, sendo que a entidade deverá prestar contas dos recursos recebidos a cada bimestre, como definido no Plano de Trabalho previamente aprovado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
“A Ama contribuiu para mudar a vida de crianças, adolescentes e jovens, por isso para nós é fundamental mantermos essa parceria”, pontou a secretária de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.
Dividido em três níveis (leve, moderado e severo), o autista tem o direito de receber acompanhamento multiprofissional. Em Umuarama, além da AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), desde o primeiro ano de vida a criança diagnosticada com autismo ganha atenção especial no CEM (Centro de Especialidades Médicas).
OBemdito com Assessoria