Graça Milanez Publisher do OBemdito

Para todo o Brasil: Empresa umuaramense revende calçados ortopédicos fabricados na Polônia

A marca Memo é considerada a mais tecnológica do mundo; negócio é gerenciado por dois casais, um de Umuarama e outro de Maringá

Claudia Piccolo e os calçados Memo, da Polônia: tecnologia de ponta com design criativo
Para todo o Brasil: Empresa umuaramense revende calçados ortopédicos fabricados na Polônia
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 20 de novembro de 2022 às 13h10 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 19h25

Nem sempre uma empresa nasce focada no lucro. Muitas surgem inspiradas em valor social: mesmo atendendo a uma necessidade de mercado, sem desprezar obviamente o retorno financeiro, estas se moldam no propósito de gerar benefícios para uma determinada comunidade, colocando a empatia no topo das motivações.   

Em Umuarama temos como exemplo a Memo Calçados, representante autorizada da Memo, a indústria de calçados ortopédicos da Polônia que é considerada a mais tecnológica do mundo, no ramo. Atuando no e-commerce, a empresa fundada no ano passado importa e daqui revende para todo o Brasil. 

Com timbre familiar, é gerenciada pelos casais Claudia Piccolo e Jean Rezende, de Umuarama, e Vanessa Piccolo e João Henrique Oliveira, de Maringá. O fator que os levou a empreender foi bem específico: tudo começou com o menino João Guilherme, filho de Vanessa e João Henrique. 

Nascido prematuro, ele sofreu paralisia cerebral, que afetou a coordenação motora e gerou outros problemas. O uso de calçados ortopédicos foi uma das indicações médicas para auxiliar no seu desenvolvimento efetivo.   

“A busca pelos melhores tratamentos no Brasil foi incessante até que uma das fisioterapeutas do João Guilherme indicou os calçados ortopédicos Memo como sendo a melhor opção para prevenção e correção dos pezinhos”, conta Claudia, que é tia do menino e gerente de logística e marketing. “E aí começou outro desafio para os pais, que são profissionais da saúde: onde comprar? Até então não havia representantes da marca no Brasil”.  

A saída foi pedir ajuda para Jean, que é professor de inglês [um dos proprietários da escola Enjoy], para que entrasse em contato com a fábrica da Memo e fizesse a compra. A princípio não conseguiu efetivar a compra porque a empresa polonesa só vende no atacado.  

“Foi quando nós quatro decidimos, então, comprar vários pares e montar a loja on-line; assim meu sobrinho teria o seu e os outros pares venderíamos para crianças que viviam o mesmo dilema, o que deu tudo muito certo!”. 

Claudia conta também que apostaram nessa saída pelo fato de a irmã dela e o cunhado terem já uma rede grande de relacionamento com pais de crianças com condições parecidas às de João Guilherme. “Isso facilitou a divulgação do nosso negócio e, consequentemente, a comercialização”, salienta.  

“A loja Memo Calçados não é apenas um negócio; é, acima de tudo, uma empresa comprometida com a saúde e o bem-estar das pessoas”, endossa Claudia. 

Leveza combinada com beleza  

A fama de melhor do mundo da marca Memo se embasa em vários quesitos. Seus produtos  [sandálias, botas e palmilhas], além de auxiliar na reabilitação motora, são também resistentes, confortáveis, leves e graciosos.  

“A criança sente prazer em usar, garante Claudia. Ela cita como destaque a coleção ‘Mamíferos’, desenvolvida pelo renomado designer israelense Kobi Levi, conhecido por mesclar arte em seu desenho [que tem como clientes Lady Gaga e outras celebridades]. 

== Para conhecer os produtos Memo acesse memocalcados.com.br 

João Guilherme e os pais: preocupação com o bem-estar do filho Jean e Claudia, sócios e padrinhos de João Guilherme

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas