Redação Publisher do OBemdito

Conselheira Tutelar de Ivaté é internada em estado grave ao contrair gripe após cirurgia bariátrica

Família luta por um pulmão artificial

Foto: Facebook
Conselheira Tutelar de Ivaté é internada em estado grave ao contrair gripe após cirurgia bariátrica
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de novembro de 2022 às 20h11 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 19h16

A família de uma conselheira tutelar da cidade de Ivaté pede orações e, se possível ajuda financeira, após ela ter sido internada em estado grave no hospital Paraná, em Maringá. Nadiele Morato de Moura, de 34 anos, foi internada após ter complicações na recuperação de uma cirurgia bariátrica.

Ela passou pelo procedimento no dia 10 de novembro e estava em casa se recuperando quando pegou uma gripe e precisou ser levada novamente para o hospital no último sábado (19). “No hospital ela foi intubada, teve uma piora e precisou ser transferida para Maringá. Lá os médicos descobriram que ela tinha pneumonia, um coágulo e bactéria” conta a irmã Ângela Brambila, que reside em Umuarama.

Casada e mãe de dois meninos, de 12 e 14 anos, Nadiele está sedada e precisa de um equipamento para poder tratar do pulmão. Trata-se de um pulmão artificial. A campanha regional começou para angariar recursos na ordem de R$ 150 mil para adquirir o equipamento.

No entanto, no fim da tarde desta terça-feira Ângela informou que a família recebeu uma decisão judicial para a liberação do aparelho. Agora aguarda o plano de saúde confirmar a situação.

Segundo Ângela, o plano de saúde não cobre a viabilização ou compra do equipamento, que também não está disponível no hospital e, por isso, precisava  ser comprado. Enquanto a família aguarda o desenrolar do caso, ficam os pedidos de oração para que tudo dê certo e Nadiele se recupere. “O médico disse que ela tinha cinco dias para conseguir o pulmão artificial e já se passaram quatro”, disse a familiar.

Ângela divulgou a situação em suas redes sociais e várias pessoas de diferentes cidades estão mobilizadas. Agora a família pede para quem puder auxiliar com doações de dinheiro para cobrir outras despesas da moradora de Ivaté.

Ela tem filhos menores e mora de aluguel. Além disso, terá custos com fraldas, medicamentos, entre outros decorrentes do internamento e do período que se seguirá depois. Doações de qualquer valor podem ser feitas através do PIX 44997179871, em nome de Wellington Silva Mendonça, banco Sicredi.

“Ela já está fazendo hemodiálise por conta do rim e, sem o pulmão mecânico, a situação dela pode piorar cada ver mais”, finaliza.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas