Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Hemonúcleo de Umuarama aproveita Dia Nacional do Doador para incentivar doações

Para ser doador basta ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Hemonúcleo de Umuarama aproveita Dia Nacional do Doador para incentivar doações
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 25 de novembro de 2022 às 12h25 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 19h06

O Hemonúcleo de Umuarama realiza neste sábado (26) um dia com diversas ações para incentivar a população a doar sangue. A ação acontece em função do Dia Nacional do Doador comemorado nesta sexta-feira (25).

De acordo com o diretor da Unidade, Cláudio Francisconi, durante todo o mês de novembro o Hemonúcleo faz um trabalho de divulgação em toda a região para chamar a atenção da necessidade de doações, principalmente, nos meses de dezembro e janeiro, quando a demanda por bolsas de sangue é maior.

“Neste sábado estaremos atendendo das 8h às 11h e da 13h às 15h30. Teremos diversas apresentações e atividades, tudo isso para incentivar a doação”, conta ao explicar que neste dia será necessário o agendamento.

Segundo ele, durante todo o mês de novembro é feito um trabalho de divulgação nas empresas e um bate-papo com toda a população para que o mês inteiro seja todo dedicado as doações. “Vamos aproveitar o dia de sábado porque a população tem mais tempo disponível”, destaca.

Apesar do número baixo de pessoas que doam regularmente, algumas são doadores de carteirinha, como é o caso do morador de Cianorte, Luiz dos Santos, de 40 anos. A cada três meses ele vem para Umuarama acompanhado da esposa e da filha para fazer a doação.

“Gosto muito de fazer a doação porque é um ato de amor que podemos fazer. É simples, com meia hora a gente vem e faz a doação”, conta.

Queda nas doações

O mês de dezembro e janeiro é o período do ano que mais cai o número de doadores e, com isso, os estoques de sangue acabam ficando muito baixos em todo o Estado. Estes são também os dois meses em que mais aumenta a demanda por sangue por conta do período das férias e o aumento de acidentes nas rodovias.

Francisconi lembra que cada bolsa de sangue pode salvar de três a quatro vidas, dependendo da situação. “Não precisa vir todo mundo no mesmo dia, mas é importante que as pessoas venham porque dezembro aumenta muito a necessidade e os estoques ficam muito baixos”, argumenta.

Segundo ele, não haverá recesso de fim de ano, ou seja, o Hemonúcleo de Umuarama estará atendendo normalmente já que o natal e ano novo em 2022 caem no domingo.

Quem pode doar

Para ser doador de sangue basta ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Os homens podem doar sangue a cada dois meses. Já as mulheres, a cada três meses.

Depois de coletado, o sangue é fracionando e, após processado, é feita a separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).

É recomendado que as pessoas estejam alimentadas e hidratadas antes da doação.

Horário de atendimento

O Hemonúcleo de Umuarama fica localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. As doações podem ser agendadas pelo telefone (44) 3621-8307.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas