
Fim de semana teve dezenas de aglomerações em Umuarama, segundo Prefeitura
Denúncias por desrespeito às normas de enfrentamento ao coronavírus devem ser feitas ao telefone 153


Nas operações integradas de fiscalização ao cumprimento dos decretos municipais e estaduais com medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, realizadas no final de semana, têm sido recorrentes as pequenas aglomerações de pessoas pelas ruas da cidade. Entre sábado e domingo (13 e 14/06) foram mais de 60 orientações e dispersões de grupos de pessoas. Como as recomendações são rapidamente atendidas, nesse caso não são feitas notificações.
No sábado o saldo da operação, que envolve fiscais da Vigilância Sanitária, agentes da Guarda Municipal de Umuarama e policiais militares, foi cinco infrações a cidadãos consumindo bebida alcoólica em via pública e circulando sem máscara, uma lanchonete foi notificada por manter mesas na calçada e duas festas autorizadas foram denunciadas, porém já haviam sido encerradas durante a fiscalização – isso além das 60 orientações em vias públicas.
Já no domingo foram três notificações a restaurantes por atenderem clientes no balcão (pelo decreto atual, os estabelecimentos podem atender aos domingos apenas por delivery) e houve uma dispersão de cidadãos aglomerados em via pública.
Na sexta-feira (11), foram 40 orientações e dispersões de pequenas aglomerações. Dois bares foram notificados por atendimento ao público além do horário estabelecido pelos decretos e duas lanchonetes foram infracionadas pelo consumo de bebidas fora do horário autorizado – conforme os decretos, está proibida a venda de bebida alcoólica entre as 20h e as 5h, todos os dias, bem com o consumo em locais públicos.
A Guarda Municipal realiza rondas diárias pelas ruas e avenidas mais movimentadas da cidade, como a Av. Maringá e a Av. Paraná, onde a situação tem se mantido tranquila. Às vezes é observado consumo de bebidas nas imediações do Lago Aratimbó, bairros e praças da periferia. A maioria dos estabelecimentos tem respeitado horários e recomendações e os pequenos grupos são orientados e dispersados. Denúncias por desrespeito às normas de enfrentamento ao coronavírus devem ser feitas ao telefone 153.
(Assessoria)