
Centenas de pessoas participam do ‘Dia D’ em combate à dengue na praça Arthur Thomas
Centenas de pessoas participaram das ações realizadas na manhã do último sábado, 26, durante o ‘Dia D’ de combate à […]


Centenas de pessoas participaram das ações realizadas na manhã do último sábado, 26, durante o ‘Dia D’ de combate à dengue na Praça Arthur Thomas. A campanha, desenvolvida em praticamente todo o Estado, objetivou despertar as atenções da população para a importância dos cuidados diários para evitar uma escalada de casos da doença.
“Conseguimos envolver diversos parceiros e sensibilizar um grande público no sábado. É necessário eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e manter o nível de alerta nas residências, empreendimentos e locais públicos, denunciando qualquer situação que possa favorecer a reprodução do mosquito”, orientou a coordenadora do Serviço de Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.
O prefeito Hermes Pimentel elogiou a ação. “Nossas equipes estão atentas e mobilizadas para conter o avanço da dengue, mas é fundamental o apoio e a participação da população também, cuidado do seu quintal e informando qualquer situação de risco para que nossos agentes possam tomar as devidas providências. Com união vamos vencer a dengue”, defendeu.
Além da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Ambiental, as ações do ‘Dia D’ tiveram a participação do Sesc/Umuarama, com a campanha “Aqui o mosquito não entra” e a arrecadação de brinquedos novos e usados para presentear crianças em situação de vulnerabilidade no período natalino. A equipe de Saúde e Educação apresentou teatros de conscientização sobre a dengue e brincadeiras com as crianças.
A ação contou ainda com a equipe da Fundação Cultural, que preparou e serviu pipoca e algodão-doce gratuitamente. Houve ainda panfletagem nos comércios próximos, com os agentes de combate a endemias, e faixas de orientações nos semáforos. Alunos e professores do curso técnico de Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal atenderam à população com testes rápidos de glicemia e aferição da pressão arterial e o Comitê Municipal de Combate à Dengue esteve presente apoiando as ações.
Foram realizados 111 testes de glicemia e 96 pessoas aferiram a pressão arterial. O ‘Dia D’ também teve cama elástica para as crianças, com a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e vacinação contra a covid-19 com enfermeiros e técnicos em enfermagem do setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde. Foram realizadas 284 doses dos imunizantes – 30 doses de Coronavac, 30 de Pfizer Baby, 20 de Pfizer Pediátrica e 204 doses de Pfizer para adultos.
(Assessoria PMU)